Fecff

460 palavras 2 páginas
Nesse trabalho vamos abordar a opinião de três deles; Nietzsche, Kant e Aristóteles. Aristóteles pode ser considerado o criador da disciplina filosófica da ética. Em sua ética, ele preocupa-se acima de tudo com o bem humano. Para ele a política era responsável por fornecer o bem coletivo e a ética, por sua vez, deve ter por finalidade, o bem pessoal, formando regras de benefício próprio e sua principal atividade deve consistir em viver conforme a razão.Nietzsche era um filósofo que pregava a firmação da vida verdadeira, não tentava romancear a realidade. A vida é nossa, ela é única e não se repete. Pela vida ser nossa, ele permite que nós homens criemos a nossa própria existência. A ética seria então, dessa forma, criada a partir de uma reflexão pessoal de regras para a SUA vida. Criar regras para a SUA vida. Valores não-universais, singulares, únicos, criados usando a mim mesmo e não os outros como referência.Nesse ponto podemos estabelecer uma relação de semelhança entre a ética para Aristóteles e para Nietzsche. Ambos defendiam o próprio bem, que cada um deveria estabelecer suas próprias regras morais. Essa forma de pensar se difere da opinião do grupo e principalmente da opinião de Kant.

As idéias de Kant são muito criticadas hoje em dia. Ele dizia que ética é um sistema de regras morais absolutas e os deveres morais são leis que a razão estabelece de modo idêntico para todos os seres racionais; batendo de frente com o bem próprio dito por Nietzsche e Aristóteles. Para Kant as regras morais devem ser respeitadas IDEPENDENTEMENTE das conseqüências, uma vez que é estabelecida por normas universalizáveis, que todos podem seguir, sem exceção. As obrigações morais são absolutas porque não estão sujeitas a exceções, mesmo se aplica-las tem conseqüências negativas.

Nós não defendemos totalmente a idéia de Kant, Nietzsche nem Aristóteles. Para nós, ética é sim, um conjunto de regras morais estabelecidas por um conceito pessoal. Porém, se diverge com Nietzsche e

Relacionados