febre da morderdura de rato

378 palavras 2 páginas
Mordeduras ocasionadas por ratos e outros roedores são freqüentes, produzindo as vezes mutilações graves, normalmente entre crianças e indivíduos idosos. Relacionam-se as seguintes infeções que decorrem das agressões desses animais: Sodoku ( do japonês só, rato; veneno) causada pelo Spirillum minus, bactéria na orofaringe de roedores,febre de haverhill, determinada pelo Streptobacillus moniliformis e a pasteurelose ocasionada pela pasteurela multocida. Também a Leptospirose pode suceder a mordedura. A peste (Yersinia pestis) deve ser considerada, muito embora a transmissão habitual seja pelo vetor que é a pulga própria do rato.

Infeções em seguida à mordedura de rato são comuns em áreas urbanas de pouca higiene e com pessoal de laboratório que utiliza animaizinhos de experimentação (camundongos brancos, hanster) está sujeito a contrai-las também. Alem da mordedura, alimentos contaminados por roedores podem ser veículos de transmissão. A febre de Haverhill, por exemplo, tem sido transmitida por leite cru contaminado.

As manifestações clínicas podem incluir febre, cefaléia, vômitos, calafrios, mialgias, exantemas linfonodopatias, altralgias com derrames articulares e ulceração no local da mordedura. Como complicacões arrolam-se endocardite, pneumonia, pericardite, infartos sépticos e abscessos.

O diagnóstico pode ser sugerido por contagem elevada de glóbulos brancos com desvio à esquerda e eventualmente trombocitopenia. O diagnóstico de certeza se procede por cultura do sangue, do tecido gânglio ou pesquisa em campo escuro, do material de lesão: inoculação em animal de laboratório e provas sorológicas são também recursos diagnósticos.

Para tratamento a penicilina é a droga geralmente utilizada.

Para a prevenção de tais infeções recomenda-se cuidadosa lavagem com bastante água e sabão no local da mordedura, mais a prescrição médica . Deve ser considerada a situação imunitária em relação ao tétano. Quando a raiva for prevalente em outras espécies

Relacionados