Febre Amarela

Páginas: 4 (895 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Febre Amarela
A febre amarela foi a doença que causou a maior catástrofe do mundo, por mais de 200 anos após o primeiro surto conhecido na Península de Iutacã em 1648. Prevaleceu especialmente naAmérica Central e na América do Sul . O Ultimo caso nativo dos Estados Unidos ocorreu em 1911; o ultimo caso importado ocorreu em 1923. A doença ainda encontra-se espalhada por regiões tropicais daAmaréca do Sul e Àfrica.
Antes dos cientistas entenderem como a febre amarela era transmetida, muitas pessoas achavam que o contato com vestimentas, roupas de cama e com vitimas da febre amarela eraresponsavél pela transmissão da doença. Em 1900, Walter Reed, um cirurgião do Exército dos Estados Unidos, dirigiu uma comissão para investigar a causa da febre amarela. Trabalhando em cuba, Reed e seusassistentes usaram voluntarios e controlaram cuidadosamente seus experiementos para mostrar inequivocadamente que a exposição a objetos em contatos com pacientes não causavam a doença em pacientessadios. E os voluntarios que dormiram em roupas de cama e pijamas sujos de sangue e vômito negro não desenvolviam a doença.
Os cientistas descobriram que a doença ocorria somente nas pessoas picadaspelos mosquitos que tinham previamente se alimentado de pacientes com febre amarela. A comissão também mostrou que o sangue infectado dos pacientes podia transmitir o agente etiológico quandoinjetado em voluntários, mesmo que o sangue tivesse passado primeiramente por um filtro que retém as bactérias. Assim o agente desconhecido tratava-se de um vírus.

O Agente Etiológico da Febre AmarelaO vírus da febre amarela pertence ao grupo flavivírus, família Flaviviridae. Possui 38nm de diâmetro e tem capsídeo icosaédrico de 25 a 30 nm de diaêmtro, que envolve um RNA de fita única e écircundado por envelope lipídico compacto. O vírus tem a capacidade de multiplicar-se nos tecidos de vários mosquitos, como também nos tecidos humanos e macacos.
Transmissão do Vírus da Febre Amarela
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Febre Amarela
  • Febre amarela
  • FEBRE AMARELA
  • Febre Amarela
  • Febre Amarela
  • febre amarela
  • Febre amarela
  • Febre amarela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!