Febre Amarela

Páginas: 7 (1509 palavras) Publicado: 20 de junho de 2013
Febre Amarela

Professora:Chelin Auswaldt Steclan
Universidade do Contestado-UNC
Fisioterapia (FISIO) 2012


RESUMO

A febre amarela é uma doença febril aguda que ocorre no máximo em 12 dias e sua gravidade varia conforme cada pessoa. Pode apresentar como infecções leves graves e até fatais. O primeiro sintoma é de febre muito alta e pulso lento em relação à temperatura, calafrios,cefaleia intensa, náuseas e vômitos, durante três dias. O quadro como falado acima pode melhorar (curar) ou piorar constantemente.

Palavras-chave: Febre Amarela Urbana (FAU); Febre Amarela Silvestre (FAS);
Localização Geográfica; Espécie Vetorial; Tipo de Hospedeiro.

1 INTRODUÇÃO

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, causada pelo mosquito fêmea infectado. A manifestação agecausando falência renal e hepática, Causado por vírus, a patologia tem duração curta e gravidade variável, com o auxilio da fundação Rockefeller aos trabalhos até o mosquito se estendeu por muitos anos. Em 1903 cientistas franceses que residiam no Rio de Janeiro conseguiram comprovar que a febre amarela é provocada por vírus.
No mesmo laboratório onde os cientistas efetuavam suas pesquisas, foidesenvolvida uma vacina, que apos 1937 começou a ser preparado no instituto Oswaldo Cruz, fazendo com que os surtos urbanos de febre amarela fossem erradicados.
Apesar de o Brasil estar considerado livre do Aedes aegypti, não foi possível evitar que o mosquito voltasse a invadir o território nacional após alguns anos, onde em 1967 o mosquito foi observado no Pará, Salvador e Rio de janeiro,mas já reconhecido como o transmissor da dengue.
O agente etiológico, ou seja, o causador da doença é: Vírus amarílico, arbovirus do gênero Flavivirus e família Flaviviradae. É um RNA vírus.

2 PERIODO DE TRANSMISSIBILIDADE
Inicia-se de 24 a 48 horas antes do aparecimento dos sintomas e vai até 3 a 5 dias após o início dos sintomas, período em que o homem pode infectar os mosquitostransmissores. Esse período corresponde ao período de viremia. O mosquito, após ter sido infectado, é capaz de transmitir a doença por toda sua vida.
Modo de transmissão: na FAS, o ciclo de transmissão se processa entre o macaco infectado, mosquito silvestre e macaco sadio. Na FAU, a transmissão se faz através da picada do mosquito Ae. Aegypti, no ciclo: homem infectado, Ae. Aegypti, homem sadio.3. FEBRE AMARELA URBANA
Podemos observar que a febre amarela urbana ela é transmitida de um homem contaminado para um homem que não está imune a ela. Através da picada do mosquito doméstico. (Aedes aegypti) infectando com o vírus amarílico, com isso o homem representa o único ser vertebrado a ser contaminada por essa doença a febre amarela urbana.“A febre amarela urbana é transmitida de um homem a outro, pela picada de fêmeas infectadas de Aedes Aegypti. a febre amarela silvestre é transmitida ao homem pela picada de femeas de mosquitos do gênero haemagogus e outros infectados ao sugar macacos que servem de reservatório do vírus”.

4. FEBRE AMARELA SILVESTRE
Existe também a febre amarela silvestre onde os principais animaiscontaminados são os macacos, onde muitas espécies deles podem contrair essa doença. A febre amarela silvestre afeta também os seres humanos, transmitidos pelos mosquitos cujo habitat natural são as selvas onde nela se contaminaram em outros animais vertebrados. Os vetores da febre amarela silvestre são os mosquitos dos gêneros Aedes (aedes leucopricornii, Haemagogus (Haemagogus capricornii, Haemagogusspegazzinii sp, Haemagogus spegazzinni falco) e provavelmente Sabethes. Nessa contaminação o homem entra acidentalmente no ciclo infeccioso.
“No Brasil as primeiras referencias sobre a ocorrência de febre amarela datam de 1685 em Recife, depois em 1692 teriam aparecido casos também em Salvador provocando duas mil mortes.”
Os macacos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Febre amarela
  • FEBRE AMARELA
  • Febre Amarela
  • Febre Amarela
  • febre amarela
  • Febre amarela
  • Febre amarela
  • Febre amarela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!