fdsadfsfdsfds

1231 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
Engenharia de Produção

PROGRAMAÇÃO E USO DO EXCEL 2007

NOME: Thiago Shiniti Sakamoto

Campo Grande 03/09/2013

ABSTRACT
O texto do abstract é o mesmo contido no resumo porém escrito na língua inglesa. Keywords: palavras-chaves escrito na língua inglesa.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Na introdução, contextualiza-se o objeto de estudo, tema e o problema de pesquisa, segundo o marco teórico que sustentará o desenvolvimento da pesquisa. Há que se esclarecer os limites para o seu desenvolvimento, a JUSTIFICATIVA da investigação por meio de uma REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, em que se faz referência a estudos e pesquisas já realizados sobre o assunto em questão. O TEMA da pesquisa define o assunto a ser tratado e resulta da relação da área do conhecimento usada para resolver o problema associado ao objeto de estudo. Pode equivaler ou não ao título do projeto ou da pesquisa. Deve ter um significado preciso. Já o PROBLEMA deve ser ainda mais específico que o tema. Formulado como pergunta, deve ser associado ao marco teórico da investigação a ser feita e as demandas institucionais e sociais. Além disso, deve ser completo, ou seja, conter as variáveis necessárias e esclarecedoras da investigação.
A revisão bibliográfica, para justificar a pesquisa, pode ser feita, optando-se por um dos seguintes argumentos:
1) O pesquisador demonstra a análise incompleta ou insuficiente acerca do objeto de estudo.
2) Por meio da literatura selecionada, o estudioso demonstra contradições entre os autores em relação ao problema enunciado.
3) O estudioso deseja colocar em xeque as conclusões encontradas sobre o objeto de estudo.
4) O pesquisador necessita retestar os resultados já obtidos em outras investigações.
Os OBJETIVOS são as metas a serem alcançadas com a realização do trabalho, por meio de verbos no infinitivo, como: demonstrar, identificar, observar, analisar, comparar. A

Relacionados