fdrgsadfgs

2950 palavras 12 páginas
didática PLANEJAMENTO DE AULA -

Planejamento de aula:
A aula é a forma predominante de organização didática do processo de ensino. É na aula que organizamos ou criamos as situações docentes, isto é, as condições e meios necessários para que os alunos assimilem ativamente conhecimentos, habilidades e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas.
O plano de aula é o detalhamento do plano de ensino. As unidades didáticas e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação da aula é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar num documento escrito que servirá não só para orientar as ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano. Em todas as profissões o aprimoramento profissional depende da acumulação de experiências conjugando a prática e a reflexão criteriosa sobre a ação e na ação, tendo em vista uma prática constantemente transformadora para melhor.
Na elaboração do plano de aula, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar, que a aula é um período de tempo variável. Dificilmente completamos numa só aula o desenvolvimento de uma unidade didática ou tópico de unidade, pois o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma seqüência articulada de fases:

Preparação e apresentação dos objetivos, conteúdos e tarefas.
Desenvolvimento da matéria nova.
Consolidação (fixação, exercícios, recapitulação, sistematização).
Síntese integradora e aplicação.
Avaliação.

Isto significa que não devemos preparar uma aula, mas um conjunto de aulas.

COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA
1 Como elaborar um plano de aula?
O primeiro passo é indicar o tema central da aula. Exemplo: matéria-prima e produto.
A seguir devem-se estabelecer os objetivos da aula.
Exemplo: Ao final das atividades propostas o aluno será capaz de:
Identificar matéria-prima e produto
Compreender os

Relacionados