FDhgvhg

383 palavras 2 páginas
Barroco

A arte barroca surgiu-se na Itália mas logo se espalhou por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente: na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal: Deus e Diabo: céu e terra: pureza e pecado: alegria e tristeza: paganismo e cristianismo: espírito e matéria. Suas características gerais são:

Emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.

Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;

Violentos contrastes de luz e sombra;

Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

Igreja Nossa Senhora do Carmo (Ouro Preto)

Sua construção ocorreu entre 1766 e 1772. A igreja era frequentada pela aristocracia de Vila Rica. Participaram de sua ornamentação Aleijadinho, Manoel da Costa Ataíde, entre outros artistas de renome. A decoração deste templo mostra toda a elegância do período barroco-rococó da arte colonial mineira. Suas obras foram arrematadas por José Pereira dos Santos e Manuel Francisco Lisboa, pai do grande mestre Aleijadinho, que foi o responsável pelo risco elaborado em 1766. A indícios que foi sua última grande obra, pois veio a falecer um ano depois. “Por ser irmão da ordem, cobrou apenas 50 oitavas de ouro pelo seu trabalho” (Adalgisa A. Campos). Acredita que seu filho,

Relacionados