fdhgtr

608 palavras 3 páginas
E-mail Orkut

Acidente em usina nuclear deixa 4 mortos no Japão
09 de agosto de 2004 • 05h46

Reduzir
Normal
Aumentar
Imprimir
Notícia Autoridades garantem que nenhuma radiação escapou do acidente. Foto: AP
Autoridades garantem que nenhuma radiação escapou do acidente
Foto: AP Comentar1
Um vazamento em uma usina nuclear japonesa matou quatro trabalhadores na segunda-feira, segundo funcionários de um hospital. As autoridades disseram, no entanto, que nenhuma radiação escapou no acidente, o pior em número de mortes já ocorrido em uma instalação nuclear no país.
Várias pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, de acordo com autoridades.
O acidente - que aconteceu no aniversário da explosão da bomba atômica, em 1945, na cidade de Nagasaki - deve aumentar a desconfiança dos cidadãos japoneses em relação à indústria nuclear do país. O Japão depende desse tipo de usina para obter um terço de sua energia.
"O vapor que vazou não continha materiais radioativos... Recebemos um relatório dizendo que não há impacto de radiação no ambiente ao redor", disse um funcionário da Agência de Segurança Industrial e Nuclear em uma entrevista à imprensa.
O vazamento aconteceu em um prédio que abriga as turbinas do reator número 3 da usina nuclear de Mihama, em Fukui, 320 quilômetros a oeste de Tóquio. A companhia que administra a planta, a Kansai Electric Power Co. Inc., disse que fechou a unidade de geração nuclear de 826.000 kilowatts que está na instalação e afirmou que ainda não sabe quando ela será ligada de novo.
"Estamos investigando a causa (do vazamento)", disse um funcionário da Kansai Electric.
O acidente aconteceu às 3h30 da manhã (2h30 horário de Brasília). Alguns empregados acabavam de entrar no local para tomar medidas e preparar a usina, que seria fechada para manutenção, segundo a rede de televisão NHK.
A temperatura do vapor que vazou era provavelmente de 200 graus Celsius, segundo reportagens da mídia local.
O governo

Relacionados