FDG (F18): Preparação, controle de qualidade e utilização

710 palavras 3 páginas
Preparação
Os radionuclídeos podem ser produzidos por aceleradores de partículas e por reatores nucleares. Os aceleradores de partículas são mais seguros e produzem elementos radioativos de baixo número atômico, utilizando-se de uma quantidade alta de energia. Os reatores nucleares, em contrapartida, são menos seguros e produzem elementos radioativos de qualquer número atômico possível, utilizando-se uma quantidade menor de energia.
O FDG é produzido em cíclotrons (acelerador de partículas) pela reação O18 (p, n) F18 usando a água como alvo. O F18 é separado da água pela eluição da água irradiada numa coluna de resinas quartenárias de amônio. A água H2O18 (cujo O18 não se transformou em F18) é então reaproveitada como alvo. O tempo de meia vida do FDG é de 110 minutos e seu modo de decaimento é realizado pela emissão de pósitrons.
Controle de qualidade
Os aspectos físico-químicos e microbiológicos de qualquer radiofármaco devem ser monitorados para que não haja agravamento do quadro do paciente. É de suma importância adotar o pH fisiológico (7,4) e manter a isotonicidade da preparação. A pureza radionuclídica (presença de apenas um tipo de radionuclídeo) e a pureza radioquímica (garantia do radiofármaco a estar ligado especificamente a uma molécula) devem ser garantidas para o seu uso adequado. A preparação deve apresentar-se de forma estéril (ausente de sistemas biológicos, tais como fungos e bactérias) e apirogênica (livre de fragmentos de corpos estranhos que possam causar alguma reação adversa).
A pureza radioquímica do FDG pode ser realizada pelo ensaio de cromatografia em camada delgada, utilizando a placa de sílica gel como suporte e acetonitrila a 95% como solvente. O critério de aceitação será alcançando caso a pureza radioquímica exceda a taxa de 90%. O FDG irá ligar-se a glicose presente no corpo do paciente.
Utilização
O FDG é de uso exclusivo para diagnósticos na medicina nuclear. Ele consiste em uma solução límpida, incolor e isotônica

Relacionados

  • TCC DOMINGOS E BRUNO Terminado
    8918 palavras | 36 páginas
  • Estudante de Medicina Veterinária
    10151 palavras | 41 páginas
  • biofisica
    53153 palavras | 213 páginas