FDFDFFFF

1752 palavras 8 páginas
LOGÍSTICA E A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS (Informação Apostila Elei Xavier)
Ballou (2006) divide as atividades logísticas em logística de suprimentos, logística de manufatura e logística de distribuição. A logística de suprimentos envolve tarefas como inicialização e transmissão de pedidos de compra, transporte e carregamento até o local da fábrica e manutenção dos diferentes tipos de estoque na empresa. Afetam a economia e eficácia do movimento de materiais.
Dentro da logística de suprimentos tem-se a Administração de Materiais que, segundo o autor, tem como objetivo satisfazer as necessidades do sistema de operações da empresa, seja de produtos ou serviços. Inicia-se com o levantamento das necessidades da linha de produção, que gera uma ordem de compra com informações como quantidade, destino e data de entrega; seguida de seleção de fornecedores de acordo com requisitos como preço, entrega, qualidade e outros. O fornecedor processa e atende ao pedido, o produto é transportado até a empresa. Este quando chega à empresa é inspecionado e armazenado até ser necessário para as operações.
Conforme Arnold (2006) a administração de materiais é a função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais. Objetiva maximizar a utilização dos recursos da empresa e fornecer o nível requerido de serviços ao consumidor. Compreende atividades como cadastramento de fornecedores, gerenciamento de estoques, compras, recebimento de material, almoxarifado, transportes e inventário físico.
Com base nesta abordagem pode-se entender que ao passo que a logística tem como escopo a movimentação e armazenagem visando à otimização do fluxo de produtos e informações e aumento do nível de serviço. A administração de materiais por sua vez atua no planejamento e controle do fluxo de materiais com vista a maximizar a utilização dos recursos da empresa e fornecer o nível requerido de serviços ao consumidor. Contudo não há uma distinção consensual sendo que muitas

Relacionados