fdfdff

403 palavras 2 páginas
A consciência mítica Dois relatos míticos
Costumamos dizer que filosofia é grega, por ter nascido nas colônia gregas no século VI a.c E antes da filosofia, que tipos de pensamentos ocupavam somente das pessoas?
Vamos primeiro examinar o mito, modo de consciência que predomina nas sociedades tribais e que nas civilizações da Antiguidade ainda Excel significativa influência. o que é mito?
Como processo de compreensão da realidade, o mito não é lenda, pura fantasia, mas verdade. Quando pensamos em verdade , é comum nos referirmos à coerência lógica, garantida pelo rigor da argumentação e pela apresentação de provas. A verdade do mito porém ,resulta de uma intuição compreensiva da realidade, cujas raízes se fundem na emoção na afetividade. os rituais
Segundo Mircea Eliade, historiador romeno estudioso das religiões, uma das características do mito é fixar os modelos exemplares de todos os ritos e de todas s atividades humanas significativas.
Exemplos de rituais
A maneira mágica pela qual os povos tribais agem sobre o mudo pode se exemplificada pelos inúmeros ritos de passagem: do nascimento, da infância para a idade adulta, do casamento, da morte.
Transgressão do tabu
No ambiente da tribo, o equilíbrio pessoal depende da preponderância do coletivo, o que facilita a adaptação do indivíduo à tradição. Ora, no universo em que predomina a consciência coletiva, a desobediência ultrapassa quem violou a proibição podendo atingir a família, os amigos e, ás vezes, toda a tribo.
Teorias sobre mito
Entre as inúmeras teorias sobre o mito, citamos as de antropólogos como Bronislaw Malinowski e Claude Lévi-Strauss; de filosofos , como Ernst Cassirer, Georges Gusdorf,Roland Barthes e Michel Foucault psiconalistas,como Sigmund Freud e seu discípulo dissidente Carl Jung; de historiadores, como Mircea Eliade e tantos outros. o caráter inconsciente do mito
Outros intérpretes da linha psicológica, como Sigmund Freud, fundador da psicanálise, e seu ter

Relacionados

  • fdfdff
    779 palavras | 4 páginas
  • fdfdff
    415 palavras | 2 páginas
  • Importar tabela sql
    9121 palavras | 37 páginas