Fderdggg

777 palavras 4 páginas
-------------------------------------------------
Trabalho de Escola e Diversidade Cultural
Como a Escola deveria trabalhar ( na sala de aula, nas diferentes disciplinas, em atividades extra-sala etc ) as questões referentes à diversidade existente na sociedade? No caso da Escola , a pergunta não deveria ser o que faremos com a diversidade mas sim o que temos feito com diferentes presenças existentes na Escola e na sociedade.Um equivoco é pensar que que a luta pelo reconhecimento da diferença é algo próprio desse final de século.
È fato que a globalização, as políticas neoliberais, o ressurgimento dos nacionalismos recolocam a questão da diversidade, contudo é importante ponderar que a luta pelo direito as diferenças sempre esteve presente na histoira d a humanidade e sempre esteve relacionada com a luta dos grupos e movimentos que colocaram e continuam colocando em xeque um determinado tipo de poder, um determinado padrão de homen de política e religião, arte e cultura.
Também sempre esteve próxima ás diferentes respostas do poder em relação ás demandas dos ditos diferentes.
Respostas que muitas vezes resultaram em formas violentas e excludentes de se tratar o outro colonização, inquisição, cruzadas, escravidão, nazismo etc.
Assim a diversidade está colocada para a educação como um dado social ao longo de nossa historia.Entendê-la e dialogar com outros tempos e múltiplos espaças em que nos humanizamos: a família, o trabalho, a escola , o lazer, os círculos de amizade, a historia de vida de cada um .è através da Escola que é transmitido aos indivíduos o conhecimento e atitudes necessárias para que ele tenha condições de interagir na sociedade.

Como o Professor pode trabalhar para a formação do sujeito cultural em nossa sociedade?
Após a Leitura do texto:: Educação e diversidade Cultural... è visível que a dificuldade que se tem em respeitar diversidade cultural do povo Brasileiro. Isso demonstra que que ficou grudado em

Relacionados