fdefd

287 palavras 2 páginas
Hoje veremos o que foi o período conhecido como velha ordem mundial, ou simplesmente, Guerra Fria.
Guerra Fria: Foi a disputa indireta (porque não ocorreu um confronto direto entre Estados Unidos e União Soviética) e ideológica (cada lado , dentro da sua rivalidade, impulsionava também a implantação de um modelo político e ideológico de Estado e economia, era o capitalismo americano contra o socialismo soviético). Fonte: http://historiaintegrada.blogspot.com.br
O contexto do conflito se passa no mundo pós 2ª Guerra Mundial, pois, boa parte das grande potências mundiais tinham acabado de se enfrentar e estavam em processo de reconstrução. Havia uma “vaga” de grande potência mundial e muitos concorrentes estavam impossibilitados de disputar o cargo, apenas EUA e URSS tinham condição de assumir a hegemonia, contudo, um era o obstáculo do outro.
Começa assim o clima de tensão e disputa entre os países que mesmo de forma indireta viveram períodos muito atuantes na busca de ser superior ao concorrente. Entre as formas de disputa destacamos:
• Corrida armamentista (disputa para ver quem conseguiria ter a melhor e maior produção bélica mundial) – tal corrida acabou motivando e aumentando conflitos, na justificativa da enorme produção de armamentos que precisavam de um uso.
• Corrida espacial – Na briga para ver quem chegava ao espaço primeiro, os soviéticos levaram a melhor com Yuri Alekseievitch Gagarin em 1961.
• Disputa por áreas de influência – espaços conflituosos eram logo divididos também em relação aos apoios, quando EUA apoiava certo grupo ou país, a URSS apoiava seu oponente (Ex: Coreias do Norte e do Sul, Cuba, Angola e sua disputa política...)
• Jogos olímpicos
• Produção tecnológica

Relacionados