Fddsdadw

1269 palavras 6 páginas
EM-028 VENTILAÇÃO INDUSTRIAL & AR COMPRIMIDO
RESUMO AULA 5 - VENTILAÇÃO POR EXAUSTÃO

1 – CAPTORES Nos sistemas de exaustão o elemento principal é o captor, que coleta e direciona o ar para a entrada do duto. Os gases e vapores se misturam e são removidos com o ar. O mesmo acontece com particulados e aerossóis muito finos, i.e., com diâmetro médio inferior a 4 ou 5 µm. Particulados maiores e mais densos e gases e vapores emitidos com velocidade inicial, precisam ser arrastados pela corrente de ar, ou seja, é função do captor manter um certo campo de velocidades na área de trabalho que promova esse arraste. O conceito fundamental nesse caso é a velocidade de captura, i.e., a mínima velocidade numa determinada condição que promova o direcionamento das partículas para o captor. Geralmente se trabalha com recomendações empíricas ditadas pela análise dos resultados de muitas aplicações. As recomendações do ACGIH estão listadas na tabela abaixo.
Condições de Emissão Exemplos Velocidade de Captura

sem velocidade inicial em ambiente calmo pequena velocidade inicial em ambiente calmo

Evaporação de tanques Cabines de pintura - pequenas Enchimento de vasilhames Transferência de transportadores Soldagem galvanização Liberado com turbulência Cabines de pintura Ar ambiente movimentado Enchimento de tambores Alimentação de transportadores moinhos Velocidade inicial elevada Esmerilhamento Ar ambiente turbulento Limpeza com jato abrasivo Polimento em tambor rotativo

0,2 a 0,5 m/s 0,5 a 1,0 m/s

1,0 a 2,5 m/s

2,5 a 10 m/s

EM-028 – 2003

V-1

As seguintes situações levam à escolha dos valores mais baixos da faixa recomendada: 5 baixa turbulência do ar ambiente 5 contaminante pouco tóxico (alto TLV) 5 emissão intermitente do contaminante 5 captor grande, i.e., grande volume exaurido O captor mais simples é a extremidade de um duto de seção circular. Para esse caso se conhece a velocidade em função da distância da extremidade: V= Q 10 x 2 + A Onde:

V =

Relacionados