fdcyhdsfjhfg

680 palavras 3 páginas
Empresas Globais

As empresas globais disseminaram-se rapidamente por todo o planeta
As empresas globais – expressão mais recentemente empregada para as empresas multinacionais ou transnacionais – são grandes corporações que se instalam em mais de um país ou são originárias de um determinado local e migram para outras regiões do planeta.
Essas empresas são fruto da conjuntura da economia internacional, impulsionada pelo avanço do mercado financeiro e pela Terceira Revolução Industrial, também denominada por Revolução Técnico-Científica Informacional, que se consolidou a partir da segunda metade do século XX.
Essas empresas atuam através da ampliação de seus mercados e do aumento do número de filiais. Além disso, originam-se em países desenvolvidos e migram em direção aos países subdesenvolvidos ou emergentes, o que não é necessariamente uma regra. Estima-se que aproximadamente 90% das empresas globais do planeta sejam oriundas dos Estados Unidos, Japão e Europa.
Apesar de gerarem empregos e contribuírem para a dinamização da economia industrial e comercial dos países receptores, a maior parte dos lucros gerados por essas empresas é direcionada para as suas sedes administrativas, localizadas em seus países. Em outras palavras, as empresas dos países desenvolvidos exploram os recursos naturais e atuam no mundo desenvolvido, mas geram riquezas para os seus próprios países.
O comportamento comercial dessas empresas foi responsável por ditar os rumos do capitalismo financeiro, que também passou a ser chamado de capitalismo monopolista, uma vez que as empresas globais conseguem manter o controle da maior parte da produção e serviço em muitas áreas da economia de diversos países. Tal monopólio é geralmente conseguido através da fusão ou compra de empresas concorrentes de menor porte, ou até pela desleal concorrência que pequenos e médios empresários enfrentam diante do potencial produtivo das grandes companhias internacionais.
Os lucros e o acúmulo de capitais

Relacionados