Fdcl Ic Ano1 Vol1 2014 009

566 palavras 3 páginas
ANTROPOLOGIA JURÍDICA E A GLOBALIZAÇÃO

Indira César, Lucas Pereira, Maria Luísa Milagre et al.

Antropologia jurídica e a globalização

Indira Magna de Melo César (FDCL)
Lucas Pamplona Pereira (FDCL)
Maria Luísa Brandão Milagre (FDCL)
Natália de Souza Pereira (FDCL)
Paula Fernanda Martins Ribeiro (FDCL)
Pilar Petrina Penido Pereira (FDCL)
Raiane Aparecida Campos (FDCL)
Prof. Deilton Ribeiro Brasil (Orientador)
A Antropologia Jurídica surgiu na Inglaterra e na Alemanha, por volta de 1860/ 1870, logo após a Revolução Industrial. Ela nasceu da ampliação do Direito Comparado, pois ambos se interessavam por direitos diferentes dos praticados nos grandes centros urbanos europeus, mas, enquanto a Antropologia posicionou-se a favor da preservação da diversidade cultural, o Direito Comparado enfatizou a unificação de sistemas jurídicos diversos.
O estudo da Antropologia tem como principal objetivo entender o homem na sociedade em que ele está inserido, ou seja, seu comportamento social, suas idéias e seus valores.
Basicamente sua finalidade é explorar a natureza do homem como um ser que está em constante evolução e que produz cultura. Cada povo tem sua religião, seus costumes e sua cultura, portanto os Antropólogos estudam o ser humano em sua totalidade, mas também as divergentes culturas que o homem produziu e constantemente vem sendo produzidas por ele.
Com o surgimento da Globalização, que consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países e povos, os Antropólogos analisam através dos meios de comunicação, os impactos que a nossa sociedade sofreu e vêm sofrendo com a inserção de novos hábitos na cultura nativa, tais como a influência da cultura americana com suas multinacionais no território brasileiro, exemplos: na dança, na música, modo de vestir e também nos hábitos alimentares (fast food). O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala mundial e as conexões

Relacionados