fdasfadsfs

275 palavras 2 páginas
VAI SE FUDER! _l_

1 - Um condutor retilíneo, de massa m = 10 g por metro linear, é mantido horizontal na direção Leste - Oeste. Neste local, pode-se considerar a indução magnética terrestre horizontal e de valor B = 5 x 10-5 T. a) Que corrente deveria circular pelo condutor, se isso fosse exeqüível, para que, retirando-se o seu apoio, ele permanecesse em equilíbrio?
b) Qual o sentido desta corrente?

a) 2 . 103A b) Oeste para Leste

2 - A corrente elétrica de intensidade i num fio retilíneo de comprimento praticamente infinito, gera num ponto P um campo magnético B. Sendo R a distância de P ao fio, mostre que o módulo de B é proporcional a i/R.

R - Constata-se experimentalmente que o módulo do vetor indução magnética B depende da intensidade da corrente i no condutor, da distância do ponto P ao condutor d e do meio que o envolve. O meio é caracterizado magneticamente por uma grandeza física denominado permeabilidade magnética do meio (µ).

Para o vácuo esta grandeza tem valor: µ = 4.10-7 T.m/A. A lei que relaciona as grandezas citadas é:
B = µ i => B= µ i => B= µ i

4 d

2 R

2

R

Sabgendo que µ é uma constante, vem que:

2

B i é (o módulo de B é diretamente proporcional a B = i )

R

R

3 - Um condutor retilíneo de comprimento l = 0,20 m, percorrido por uma corrente i = 2,0 A, é imerso em um campo magnético uniforme de indução B = 2,0 . 104T. Determinar a intensidade da força magnética que atua sobre o condutor nos casos:

a) o condutor é disposto paralelamente às linhas de indução do campo;

Relacionados