fdafsd

1904 palavras 8 páginas
TECIDO MUSCULAR
Definição:
O tecido muscular constitui os músculos e está relacionado à contração, que permite a locomoção, e ao processo de movimentação dos órgãos internos, como os batimentos do coração, a pulsação das artérias, a eliminação de secreções e excreções por glândulas, decorrente à capacidade contrátil das fibras musculares em resposta a estímulos nervosos, utilizando energia fornecida pela degradação da molécula de ATP. Suas células (dos três tipos) são de origem mesodérmica (folheto embrionário que se forma durante a neurulação no embrião dos animais que possuem três tipos de tecidos, os triblásticos).
As células desse tecido são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. Uma das funções dessas células é a contração e distensão das fibras musculares ou miofibrilas, formadas por numerosos filamentos proteicos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos).
O grau de contração muscular depende de dois fatores: a intensidade do estímulo e a quantidade de fibras estimuladas.
Logo, ocorrerá contração quando o estímulo nervoso tiver intensidade suficiente para desencadear em um número significativo de fibras, uma ação de contração mediada por substâncias neurotransmissoras, emitidas nas sinapses neuromusculares (contato neurônio músculo), sinalizando o deslizamento dos miofilamentos finos sobre os grossos.
Mas não podemos nos esquecer de que este tecido também está ligado ao tecido conjuntivo, onde há vasos sanguíneos que nutrem e levam oxigênio para as células musculares.
Tipos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular liso e tecido estriado cardíaco.
• Tecido muscular liso ou tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral
O músculo liso é formado pela associação de células longas, mais espessas no centro e afilados nas extremidades (estrias longitudinais), fusiformes, com núcleo único situado na região central da célula, tendo sua forma alterada conforme o estado da contração que

Relacionados