fbzbaegavawgag

2140 palavras 9 páginas
Instituto de Ciências da Saúde
Campus Araraquara
Curso: Biomedicina
Disciplina: Farmacologia Aplicada à Biomedicina
Prof(a): Helen Mariana Baldan Cimatti
Lista de exercícios

Nome do aluno:

RA:

Questão 1
Um dia, J. L., um estudante de pós-graduação de 23 anos de idade, até então em boa saúde, percebeu a presença de um nódulo de consistência dura no testículo esquerdo enquanto estava tomando banho. Preocupado com esse achado, o médico de J. L. solicitou uma ultra-sonografia, que revelou a existência de uma massa sólida sugestiva de câncer. O testículo foi removido cirurgicamente, e a revisão patológica confirmou o diagnóstico de câncer testicular. Uma radiografia de tórax também revelou vários nódulos pulmonares, que foram considerados como disseminação metastática do câncer. J. L. foi tratado com vários ciclos de quimioterapia de combinação, incluindo bleomicina, etoposídeo e cisplatina. Os nódulos pulmonares desapareceram por completo. Um ano depois, J. L. pôde retomar os estudos, sem nenhum sinal de recidiva do câncer. Entretanto, a cada visita subseqüente de acompanhamento, o médico de J. L. indaga se ele está tendo dificuldade respiratória.
Sobre os possíveis mecanismos de ação, assinale a alternativa INcorreta:
a) Bleomicina: antibióticos glicopeptídeos quelantes que degradam o DNA pré-formado.
b) Cisplatina: agentes alquilantes, interferindo na transcrição e replicação do DNA.
c) Doxorrubicina: ação citotóxica mediada por efeito na topoisomerase II.
d) A dificuldade respiratória pode ser decorrente de efeito adverso da bleomicina (ANB citotóxico) levando à fibrose pulmonar.
e) O metotrexato atua no tecido mamário competindo com estrógenos endógenos e inibe a transcrição de genes estrógeno-responsivo.

Questão 2
Amy J percebeu pela primeira vez que os cabelos estavam ficando mais finos durante a adolescência. Apesar da ocorrência de uma certa queda dos cabelos, a Srta. Constata, por outro lado, um crescimento excessivo de pelos no

Relacionados