fbsfbs

3183 palavras 13 páginas
IMPRENSA ESPORTIVA:
Dos artigos olimpianos de Nelson Rodrigues aos parágrafos telegráficos da Internet

Márcia de Lemos
Professora no Curso de Comunicação e Jornalismo do UNILESTE-MG

RESUMO:

Este artigo faz uma análise do surgimento e popularização do futebol no Brasil no início do século XX, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, e a evolução de sua cobertura pela imprensa esportiva, a partir dos primeiros artigos e notas dos jornais, passando pela criação das editorias de esportes nas redações dos jornais, até a produção dos textos factuais e telegráficos dos portais de Internet.

Palavras-chave: futebol, esportes, imprensa esportiva, jornalismo esportivo

ABSTRACT:

This article does an analyses of the appearance of football in Brazil, how it becomes popular at the begining of the twenty century, specially in Rio de Janeiro and Sao Paulo, and the evolution of the sports press, from the first articles and small newspapers notes, the creation of sports press, to the production of internet small notes.

Keywords: football, sports, sports press, sports journalism

INTRODUÇÃO

Costuma-se ouvir que as editorias de política e esportes são a melhor escola para um jornalista. Lidar com políticos, autoridades, dirigentes de clubes, esportistas e torcedores não seria tarefa das mais fáceis. O jornalista que passa por estas rotinas confronta-se diariamente com diversas questões éticas e morais, relacionamento estreito e complicado com as fontes e a necessidade de perceber o que é notícia ou que é fato plantado.

No caso do jornalismo esportivo, o ingrediente paixão costuma turvar as vistas mais objetivas. Os preceitos da profissão - de objetividade, isenção, neutralidade, coerência e ética - infelizmente nem sempre são respeitados. E já foi pior.

No início do século XX, a imprensa esportiva ainda não tinha o espaço que tem hoje. A explicação é simples. O futebol, carro chefe da cobertura diária, ainda não era o esporte preferido

Relacionados