Fbfbfzd

569 palavras 3 páginas
As radiações não ionizantes
Prof. Dr. Marcus Vinícius Licínio. Referências: Biofísica Eduardo A. C. Garcia, Editora Sarvier. Biofísica Essencial Carlos A. Mourão e Dimitri M. Abramov, Editora Guanabara Koogan.

Relembrando: • As radiações Alfa Beta (partículas) e Gama As radiações Alfa, Beta (partículas) e Gama (eletromagnética) são de origem nuclear. • A radiação X (eletromagnética) tem sua ( é ) origem em ajustes na eletrosfera. • TODAS ELAS SÃO CONSIDERADAS RADIAÇÕES TODAS ELAS SÃO CONSIDERADAS RADIAÇÕES IONIZANTES.

Uma radiação é considerada ionizante quando tem a capacidade de ejetar (arrancar) um tem a capacidade de ejetar (arrancar) um elétron de um átomo. As radiações Alfa,Beta, Gama e X são capazes As radiações Alfa Beta Gama e X são capazes de realizar essa ejeção em átomos e moléculas biológicas, inclusive o DNA. biológicas inclusive o DNA Por esse motivo são consideradas Biologicamente Ionizantes

Os efeitos da radiação podem ser classificados em: O f i d di ã d l ifi d

• Diretos: quando a energia de uma radiação é transferida diretamente à uma macromolécula da célula como o DNA modificando a sua DNA, estrutura.

Ação direta
Ação dominante com radiações de alto LET
(transferência linear de energia)_ energia)

Interação direta com um constituinte celular constituinte celular Átomos do alvo são ionizados/ excitados

Particulas Alfa Protons Neutrons Alterações Biológicas

Efeitos Genéticos

Efeitos “transmitidos” as futuras gerações

• Indiretos: quando a energia d radiação é di d i da di ã transferida para uma molécula como a da água, que está presente na célula gerando produtos altamente reativos nas proximidades da macromolécula que são capazes de causar uma lesão Exemplo: Formação de radicais livres que irão interagir com o DNA.
Lembrando que as etapas envolvidas nos efeitos da q p radiação na matéria viva são: 1) efeitos físicos, 2) efeitos químicos e 3) efeitos biológicos. q ) g

Radiação

Relacionados