Fazer busca avançada ferramenta envie por e-mail imprimir adicione aos favoritos compartilhe 0 0 0 google + tag cloud moderna todos serão empresarial trabalhistas qualidade paísesprimeiro relações execução técnica

606 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

A prática da terceirização não é novidade no mundo dos negócios. Os Países do primeiro mundo praticam a terceirização a muitos anos, contratando via prestação de serviços, de empresas especializadas, que não fazem parte do negócio principal da empresa.

Muitos segmentos até, no Brasil, se especializaram na terceirização. Esta prática foi inicialmente evidenciada com freqüência no setor de produção, tais como setor de indústria gráfica e setor da indústria têxtil.

A terceirização originou-se nos EUA, logo após a eclosão da II Guerra Mundial, como processo e técnica de gestão administrativa - operacional corrente nos Países industrialmente competitivos. As indústrias bélicas desdobravam suas atenções ao desenvolvimento da produção de armamento a serem usados contra as forças do eixo, com isto, passaram a delegar a terceiros as atividade complementares ou de suporte a empresas especializadas em prestação de serviços mediante contratação.

Este modelo horizontal foi sendo aplicado, em tempos de mutação administrativa, por empresas que intensificaram cada vez mais suas atençoes aos clientes, considerando o "centro das atrações" das empresas. Esta nova concepção voltada sobre tudo ao cliente, pegou de cheio as empresas acostumadas em impor seus produtos ou serviços. As pequenas e médias empresas, mais ágeis, perceberam o momento de mutação e saíram na frente, conquistando fatias significativas deste mercado.

Com isto as grandes organizações passaram a refletir "olhando para dentro", atrás de saídas que as colocassem novamente no mercado, de forma competitiva. No entanto, foi necessário a introdução do "downsizing" que consiste num processo de estruturação da empresa que promove a redução dos níveis hierárquicos reduzindo o número de cargos e agilizando a tomada de decisões, o que não implica, necessariamente em corte de pessoal.

A pr´tica do "downsizimg" permitiu uma evolução parcial das empresas, na tentativa de se tornarem mais ágeis,

Relacionados