Fazem Cerca De 70 Anos Que A Profiss O De Nutri O Vem Criando Seu Espa O Na Sociedade

656 palavras 3 páginas
Fazem cerca de 70 anos que a profissão de nutrição vem criando seu espaço na sociedade, vale ressaltar como desenvolvimento o fator da modernização global que geraram maus hábitos alimentares entre as pessoas.
A trajetória teve início no final da década de 30 e início de 40. Sua regulamentação ocorreu por volta de 1967, no governo de um general chamado Artur da Costa e Silva, em plena ditadura militar, um período marcante na história de nosso país. Durante a atualidade há outra lei que exerce o papel desta anteriormente dita, devido as mudanças ocorridas após o regime político.
Devemos dar destaque para a fundação da ABN (Associação Brasileira de Nutricionistas), que por conta do dia de

fundação, que seria no dia 31 de agosto de 1949, comemora – se neste dia o dia do nutricionista. A ABN foi fundada com o intuito de defender os interesses dos nutricionistas.
Ocorreram na década de 70 fatos importantes em relação à profissão, primeiro em relação ao currículo, que estabelece 2880 horas integralizadas durante um período de 4 anos e também a lei que cria os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, que regulam o seu funcionamento e os profissionais passam a dispor de um órgão para fiscalizar o exercício da profissão, disciplinar, desenvolver a categoria e lutar por seus interesses.
Os primeiros cursos foram fundados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro por volta de 1940, seguindo assim no estado da Bahia e Pernambuco, migrando para o resto do país por volta de 1970 (no sul o curso foi implantado pela primeira vez em 1972 no estado do Rio Grande do Sul).

O curso

Existem 391 cursos disponíveis para a nutrição, sendo que eles se distribuem da seguinte forma:

 221 na região Sudeste;
 64 na região Sul;
 58 na região Nordeste;
 30 na região Centro – Oeste;
 E por fim, 18 na região Norte.

Curiosidade: Existem um maior número de cursos nas redes privadas em relação às públicas.
Os Profissionais

Entre os anos de 90 até 2007 observa –

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas