FAYOL

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
A Teoria Clássica da Administração idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, visão do Homem Econômico e busca da máxima eficiência. Paralelamente aos estudosde Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorara obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. Princípios Básicos - Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor.
01. Divisãodo Trabalho: Executando somente uma parte da tarefa, um trabalhador pode produzir mais e melhor com o mesmo esforço. A especialização é a maneira mais eficiente de usar o esforço humano.
02.Autoridade e Responsabilidade: Autoridade é o direito de dar ordens e conseguir obediência. Responsabilidade é uma conseqüência de autoridade.
03. Disciplina: É necessário haver obediência às regras daorganização. A melhor maneira de ter bons chefes e regras justas e claras, e bons acordos, é aplicar as sanções com justiça.
04. Unidade de Comando: Deve haver somente um chefe para cada empregado.
05.Unidade de Direção: Todas as unidades da organização devem seguir em direção aos mesmos objetivos através de um esforço coordenado.
06. Subordinação do interesse individual ao geral: Os interesses daorganização devem ter prioridade sobre os interesses dos empregados.
07. Remuneração dos empregados: O salário e a compensação para os empregados devem ser justos, tanto para os empregados como para aorganização.
08. Centralização: Deve haver um equilíbrio entre o envolvimento do empregado, através da descentralização, e a autoridade final do administrador, através da centralização.
09.Hierarquia: As organizações devem ter uma via de autoridade e comunicação, que vem do alto até os níveis mais baixos e deve ser seguida pelos administradores e pelos subordinados.
10. Ordem: Pessoas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fayol
  • fayol
  • Fayol
  • FAYOL
  • Fayol
  • Fayol
  • Fayol
  • Fayol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!