Favelas

Páginas: 6 (1301 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
A imagem da metrópole do século XX onde havia oportunidades de emprego, ao redor do mundo é possível, hoje, observarmos cenários de pobreza onde vive grande parte dos habitantes das grandes cidades do século XXI.
No século XIX, a área urbana do Rio estava localizada entre quatro morros. Nesse mesmo século, a população dobrou de tamanho com a chegada dos imigrantes de origem européia e deex-escravos que saíram de fazendas do Vale do Paraíba. Com isso, não havia espaço e a solução encontrada foi proliferação dos cortiços, vale lembrar que ao mesmo tempo se proliferaram as doenças, devido à falta de estrutura da cidade, sem esgoto, sem saneamento e com péssimas condições de higiene.
As favelas começaram a surgi junto com os cortiços, as favelas surgiram pela necessidade de sobrevivênciade uma população carente de recursos. Sem alternativa, os cidadãos foram construindo casas em terrenos não povoados. As comunidades cresceram com grande rapidez ao longo dos anos, em parte por causa do descaso do poder público.
As favelas surgiram pela necessidade de sobrevivência de uma população carente de recursos. Sem alternativa, os cidadãos foram construindo casas em terrenos não povoados.As comunidades cresceram com grande rapidez ao longo dos anos, graças, em parte, ao descaso do poder público. Está ligada, também, ao término do período escravocrata, no final do século XIX. Sem posse de terras e sem opções de trabalho no campo muito dos escravos libertos deslocaram-se para o Rio de Janeiro, então capital federal. O grande contingente de famílias em busca de moradia e empregoprovocou a ocupação informal.
Graças à elite e os administradores que queriam apagar do seu passado os vestígios de uma cidade colonial, após a Proclamação da República em 1889, começaram a demolir cortiços sem condições sanitárias e povoados por ex-escravos, isso com a reforma de Pereira Passos. Sem ter alternativas de moradia os desabrigados foram obrigados a construir suas próprias casas. Coisso, começou a ocupação dos morros centrais da Providência e de Santo Antônio, em 1893, seguida pelo Morro dos Telégrafos e Mangueira, em 1900.
As favelas foram se desenvolvendo em toda a zona sul, perto dos comércios e ao lado das regiões escolhidas para abrigar a nobreza e a elite. O Morro da Babilônia começou a ser ocupado em 1907. Dois anos depois apareceram favelas no Morro do Salgueiro, naTijuca e na Mangueira. Em 1912, as comunidades já estavam instaladas em Copacabana e, logo depois, ocupavam também o Morro dos Cabritos, entre a Lagoa e Copacabana, e o Morro Pasmado, em Botafogo.
Essa propagação das favelas nos bairros mais ricos parecia à única saída possível para a população pobre que precisava morar perto do local de trabalho. Num tempo em que apenas trens e bondes precárioschegavam até as periferias da cidade, os nobres não queriam esperar por horas e horas seus empregados. Os morros eram uma solução cômoda também para elite. A alguns metros das mansões e jardins de Botafogo surgiram anos depois os primeiros barracos do Morro Santa Marta.
No entanto, desde o início do século XX as favelas foram vistas como um problema. Os morros provocavam medo e curiosidade, o quegerava desconhecimento sobre a situação. Em 1927, o arquiteto francês Alfred Agache apresentou um plano de urbanização e embelezamento para o Rio, em que propunha a transferência dos moradores das favelas por motivos sociais, estéticos e hierárquicos. Somente alguns projetos de Agache foram levados adiante, mas a ideia de que as comunidades precisavam ser eliminadas permaneceu.
Por volta de 1930,surgiram os primeiros loteamentos na zona oeste, como opção de moradia para a população de baixa renda. Em 1937, foi proibida a construção de novas favelas ou mesmo a melhoria das que já existiam. A lei vigorou até a década de 70.
Muitas favelas foram removidas neste período. Alguns moradores foram alojados em conjuntos habitacionais com uma estrutura precária, construídos em locais distantes do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Favelas
  • Favela
  • Favelas
  • favelas
  • favelas
  • Favelas
  • Favelas
  • Favela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!