Fauvismo1

373 palavras 2 páginas
Fauvismo :

O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905. A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. Este movimento seguiu características expressionistas.

O artista plástico Henri Matisse é conhecido como o pai deste movimento artístico.

Onde surgiu :

O movimento foi tipicamente francês, iniciou-se por parte dos artistas da época que se opunham a seguir a regra da estética impressionista, em vigor na época. A tendência foi considerada movimento artístico apenas em 1905.

Características :

- Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho);

- Pincelada violenta, espontânea e definitiva

- a simplificação das formas e utilização maciça de cores puras;

- a pouca, ou nenhuma, gradação entre os matizes;

- a escolha dos matizes sem relação com a realidade; - Busca de estabelecer harmonia, tranqüilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte; - Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;

- impulsividade e experimentação, em vez de exaustivos estudos preparatórios;

- temas cotidianos que retratavam emoções e a alegria de viver;

- Intenção de demonstrar sentimentos nas obras; - Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre.

Objetivo :

Como no expressionismo, o objetivo do fauvismo não é retratar fielmente a realidade. A idéia é causar impacto exprimindo sensações e emoções. Por isso, além de contrário à arte tradicional, é uma reação ao impressionismo.Os fauvistas concentram-se nos problemas estéticos e abrem caminho para a abstração.
A inspiração para essa forma de pintar vem de Van Gogh, Gauguin e Cézan.
O líder dos fauvistas é o francês Henri Matisse. Influenciado pelas artes oriental e africana, pinta naturezas-mortas, interiores e nus femininos. Uma de suas obras-primas é A Alegria de Viver.

Principais artistas :

Albert Marquet

Andre

Relacionados