Fatos politicos.

Páginas: 11 (2504 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos nos últimos 12 meses.

As manifestações se espalharam pelas principais cidades do país em junho. O estopim foi a campanha do Movimento Passe Livre contra o aumento de R$ 0,20 nas passagens de ônibus de São Paulo. Com pautas difusas, as manifestações foram marcadas pela ausência de lideranças, pela comunicação em redes sociais e ainda pelosurgimento do Mídia Ninja e dos grupos de black blocs. Depois dos protestos, metrópoles como São Paulo e Rio cancelaram os reajustes de ônibus.

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 25 réus no processo do mensalão, entre políticos, executivos de banco e publicitários. No feriado da República, em 15 de novembro, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, pediu a prisão de parte dos condenados e oslevou de São Paulo e Belo Horizonte para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em uma ação considerada controversa por juristas. Alguns foram condenados à prisão em regime semi-aberto. O ex-diretor de marketing do banco Brasil Henrique Pizolatto fugiu para a Itália. (Foto: Evaristo Sá/AFP)
 
O cartel de licitações de trens e metrô do estado de São Paulo descoberto pelo Ministério Públicoenvolve as multinacionais Alstom e Siemens e atingiu o PSDB, entre eles dois secretários do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, José Anibal (Energia) e Edson Aparecido (Casa Civil). Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social, do DEM, também está sob investigação. Os três são deputados federais licenciados. O caso foi parar no STF, sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello. Umdos citados no inquérito é o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que possui foro privilegiado. (Foto: Kriztian Bocsi/Bloomberg e Yasuyoshi Chiba/AFP)

 Ex-ministros do governo Lula, a ex-senadora Marina Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, uniram forças para a disputa presidencial de 2014. Abrigada pelo PSB depois de o TSE não conceder registro ao seu partido, o Rede, Marina abriumão de ser cabeça na eventual chapa, mas ainda não decidiu se vai ser vice. Entre o ambientalismo de Marina e o desenvolvimentismo de Campos, o PSB ainda colhe sugestões para fechar um programa de governo. O PSB deixou cargos no governo Dilma e tem se aproximado do senador mineiro Aécio Neves, possível candidato pelo PSDB para concorrer à Presidência. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)    

Em seuúltimo ano de mandato, a presidenta Dilma Rousseff enfrentou manifestações nas ruas, inflação alta, juros em elevação e o crescimento da economia em desaceleração. Candidata do PT à reeleição em 2014, Dilma recuperou a popularidade e, segundo as pesquisas eleitorais mais recentes, ganharia a disputa. Contam a seu favor o desemprego em baixa (em novembro, o IBGE registrou o menor nível dedesocupação no mercado de trabalho) e o consumo interno resistente. (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

O império de Eike Batista ruiu em 2013. A OGX, empresa de petróleo do empresário, e a OSX, da área naval, pediram recuperação judicial em outubro para evitar a falência. Eike acumula dívidas de bilhões de reais com credores estrangeiros e nacionais, como o banco de fomento federal BNDES,e causou prejuízos bilionários no mercado de ações. De exemplo nos negócios, Eike passou para o extremo oposto. Foi apontado pela revista Forbes como uma das carreiras mais desastrosas do mundo. O ex-bilionário é ainda alvo de ações judiciais por parte de investidores minoritários da OGX e pode ser investigado em CPI a ser aprovada na Assembleia Legislativa do Rio. (Foto: Fre

Depois dasurpeendente renúncia do papa Bento XVI, o papa Francisco tornou-se em março a liderança da Igreja Católica. Argentino, Francisco é o primeiro papa nascido no continente americano e tem como principais desafios os escândalos de pedofilia e as suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro pelo Banco do Vaticano. Em junho, Jorge Mario Bergoglio visitou o Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DO GOLPE MILITAR À ABERTURA POLÍTICA:PRINCIPAIS FATOS POLÍTICOS DOS GOVERNOS MILITARES
  • fato
  • fatos
  • fato
  • fato
  • fatos
  • Fato
  • fato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!