fatos histoticos sobre a colombia

1723 palavras 7 páginas
Trabalho de História

A Copa em Cuiabá e sua escola Colômbia

Fatos do passado histórico da Colômbia Erupção vulcânica -Na Colômbia, a erupção de um vulcão adormecido havia 140 anos fez sumir uma cidade do mapa. Situado no Noroeste da Colômbia, a 5.432 metros de altura, o vulcão Nevado del Ruiz não dava sinais de vida desde 1845. Em 1984, alguns tremores indicavam que algo acontecia. Foi decretado estado de alerta e se prepararam planos de emergência, mas, com calma, pois um estudo feito por colombianos, americanos e japoneses concluía que o vulcão não apresentava perigo. Estavam enganados.
Pouco antes da meia-noite de 13 de novembro de 1985, o Nevado del Ruiz despertou. Duas tremendas explosões lançaram colunas de fogo e cinzas a até oito mil metros de altura, liberando um calor tal que derreteu a neve eterna. Os pequenos rios, que nascem no sopé do monte, foram engrossados por uma inacreditável quantidade de lodo, árvores, pedras e pedaços de casas que a avalanche ia arrastando.A lama soterrou Armero, a 48 quilômetros do vulcão. Conhecida como a "cidade branca", por suas plantações de algodão e arroz, Armero perdeu cerca de 22 mil de seus 50 mil habitantes (mais gente morreu nas localidades de Líbano, Chinchina, Fresno e Lérida). O único lugar praticamente não atingido pelo aluvião de lodo foi o cemitério.
Guerras civis – Por mais de um século, o poder na Colômbia se dividiu entre os partidos Liberal e Conservador, e a rivalidade levou a guerras civis. Os liberais separaram a Igreja do estado, em 1861, e confiscaram terras do clero, cujos privilégios foram em parte restabelecidos pelos conservadores em 1886. A crise causada pela queda da bolsa de Nova York (1929) levou ao poder os liberais, que propuseram a reforma agrária e promoveram o crescimento da economia. Discordâncias em relação às reformas dividiram os liberais em dois grupos: um conservador

Relacionados

  • Gilmar mendes
    304386 palavras | 1218 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas