fatos do filme Amélie polain

403 palavras 2 páginas
Atividade colaborativa – Aula tema 07

Trabalho apresentado ao professor Charleston Mayer Meireles da disciplina de Direitos Humanos do 4º período turma “B”, noturno do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Anápolis
2013

Introdução

Este texto esclarece de forma objetiva o posicionamento da equipe sobre as formas e regimes de governo e as formas de se construir uma democracia por meio da escolha do mesmo.

Desenvolvimento

Brasil suas peculiaridades e o regime político mais adequado.
Observamos que o presidencialismo, regime implantado no Brasil é o regime mais apropriado para um país de dimensões continentais onde a representação se faz muito complicada por conta da diversidade sociocultural. Destaca-se ainda a resistência dos cidadãos brasileiros ao parlamentarismo, regime desconhecido da maioria da população.
Através do sufrágio e do voto direto se faz cumprir a vontade do povo, pois assim são eleitos o poder executivo e legislativo, dando assim a representatividade, não ao cidadão diretamente, mas sim a maioria, fazendo prevalecer assim o principio democrático.
Vemos que no atual regime há uma participação direta do cidadão nas decisões, isso se dá através da iniciativa popular, referendo e do plebiscito. Esses instrumentos dão uma maior possibilidade de mudanças na forma de administrar o país.
Sabemos que há uma clara manipulação das mídias a favor de um ou outro candidato e que certamente isso influencia nos resultados das eleições, porém vale observar que mesmo sendo manipulada essa é a vontade da maioria e deve prevalecer. Ainda vale ressalvar que uma reforma política é necessária e cada vez mais eminente, há que se discutir em torno do sistema arcaico e favorecedor dos que detém o poder.
Nesta reforma terão que ser debatidos temas como o voto distrital para os cargos legislativos, o fim das reeleições tanto para executivo e legislativo, o tempo de mandato e algumas

Relacionados

  • Resenha sobre o filme - O fabuloso destino de Amélie Poulain
    1567 palavras | 7 páginas