fatorhumano

4914 palavras 20 páginas
P r e v e n ç ã o
O

F a t o r

d e

A c i d e n t e s

H u m a n o

A d m i n i s t r a ç ã o

d o

e

a

R i s c o

1/12

O FATOR HUMANO E A ADMINISTRAÇÃO DO RISCO

CONTEÚDO

Introdução
Motivação
Educação e Treinamento
Supervisão
Fixação-do-Objetivo e Síndrome de Siga-o-Líder
Autoconfiança em Excesso e Complacência
Modelo SHELL do Fator Humano
Controle dos Erros Humanos

P r e v e n ç ã o
O

F a t o r

d e

A c i d e n t e s

H u m a n o

A d m i n i s t r a ç ã o

d o

e

a

R i s c o

2/12

I - INTRODUÇÃO
Fator humano é uma expressão que precisa ser definida claramente, uma vez que quando proferidas cotidianamente, estas palavras tendem a envolver qualquer aspecto relacionado com seres humanos. O elemento humano é a parte mais flexível, adaptável e valiosa dentro do sistema aeronáutico, porém é também a parte mais vulnerável a influências externas que podem afetar negativamente seu comportamento. Através dos anos, três de cada quatro acidentes têm sido rotulados como resultado de falhas humanas e catalogados como erro do piloto.
A expressão "erro do piloto" nada significa para a prevenção de acidentes, posto que não exibe qualquer significado. Apesar de indicar onde se produziu um colapso no sistema, não oferece nenhuma orientação quanto ao por que dessa ocorrência. Tais erros podem ser resultados de falhas de projeto de aeronave, ou ainda decorrentes de um adestramento deficiente, falta de doutrina, falhas de manuais etc. Pior, a expressão "erro do piloto" pode mascarar certas evidências que deveriam ser trazidas à evidência quando se pretende evitar acidentes.
A preocupação primária do fator humano é uma compreensão das capacidades e limitações humanas, e a aplicação prática desta compreensão. Os fatores humanos têm sido desenvolvidos, refinados e institucionalizados progressivamente desde o final do século passado, e conta agora com o respaldo de um amplo caudal de conhecimentos que podem utilizar aqueles que se interessam por melhorar as condições de

Relacionados

  • Fatorhumano
    1113 palavras | 5 páginas
  • apsen farmaceutica
    276 palavras | 2 páginas
  • Estrutura Organizacional E O Processo Organizacional
    529 palavras | 3 páginas
  • Diagn Stico Estrat Gico
    2572 palavras | 11 páginas