FATORES QUE EXPLICAM O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO INFORMAL NO CENTRO DE FORTALEZA: ABORDAGEM MERCADOLÓGICA

3065 palavras 13 páginas
FATORES QUE EXPLICAM O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO INFORMAL NO
CENTRO DE FORTALEZA: ABORDAGEM MERCADOLÓGICA

ALVES, Caio Célio da Silva
JÁCOME, Samara Macena
VASCONCELOS, Soraya Gomes Ferreira

RESUMO
Este artigo apresenta um levantamento baseado em um questionário aplicado no Centro da cidade metropolitana de Fortaleza especificamente no Beco da Poeira e Praça da Sé, que se caracterizam por serem mercados informais. O objetivo é fazer um levantamento das características dos consumidores e vendedores desse mercado, que se encontra em crescente ascensão, para determinar o perfil do consumidor que procura o mercado informal e o que o motiva a procurar esse mercado. Além da visão do consumidor, também, foi consultada o ponto de vista do vendedor desse mercado com a finalidade de determinar se o mercado informa se apresenta tão vantajoso para eles como para os consumidores que compram seus produtos ou serviços. Assim, é feita uma descrição das vantagens e algumas desvantagens de se trabalhar com o mercado informal e explicar porque mesmo com desvantagens esse mercado continua crescendo. Palavras chave: Mercado informal, Beco da Poeira, Praça da Sé.

1 INTRODUÇÃO
A escolha por pesquisar e averiguar a informalidade em Fortaleza é fundamentada por uma questão histórica, econômica e sociológica. Em verdade, sabe-se que aproximadamente mais da metade da população local de trabalhadores está nesta condição, muitas vezes, buscando sobreviver através de improvisos em atividades de baixa produtividade, driblando a burocracia estatal e o pagamento de impostos, dentre outras características comuns quando se comparava a formalidade com a informalidade.
Mesmo com uma multiplicidade de fenômenos há um entendimento comum do conteúdo que representa em totalidade a informalidade como sendo as atividades não regulamentadas ou protegidas pelas autoridades públicas, seja pelos mecanismos formais, seja pelos procedimentos habitualmente utilizados.

Relacionados