fatores que afetam a atividade enzimatica

Páginas: 6 (1475 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013

Resumo
Todos estão familiarizados com a forma pela qual frutos e vegetais claros, como maçãs, bananas e batatas, tornam-se escurecidos quando suas superfícies entram em contato com o ar. Este trabalho vem mostrar como ocorre a reação do escurecimento enzimático fazendo algumas considerações importantes bem como propõe um método simples e acessível que retarda esse escurecimento pela açãoascórbica e outros, a qual foi colocada na batata e na banana, sendo este composto eficaz na retardação do escurecimento enzimático.


1. Introdução
Os sistemas vivos são formados por uma enorme variedade de reações bioquímicas, e quase todas elas são mediadas por uma série de extraordinários catalisadores biológicos conhecidos como enzimas. A função da enzima é viabilizar a atividade das células,quebrando moléculas ou juntando-as para formar novos compostos.
As enzimas são proteínas (com exceção de um pequeno grupo de moléculas de RNA) especializadas em catalisar reações biológicas, ou seja, aumentam a velocidade de uma reação química sem interferir no processo. Elas estão associadas a biomoléculas, devido as sua extraordinária especificidade e poder catalítico.
São vários os fatoresque afetam a atividade enzimática, os principais são:
Temperatura: A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com o aumento da temperatura. Entretanto, a partir de uma determinada temperatura, a velocidade da reação diminui bruscamente. O aumento de temperatura provoca maior agitação das moléculas e,portanto, maiores possibilidades de elas se chocarem para reagir. Porém, se for ultrapassada certa temperatura, a agitação das moléculas se torna tão intensa que as ligações que estabilizam a estrutura espacial da enzima se rompem e ela se desnatura.
Grau de acidez (pH): Ao comprovar experimentalmente a influência do pH na velocidade das reações enzimáticas se obtém curvas que indicam que as enzimasapresentam um pH ótimo de atividade. O pH pode afetar de várias maneiras:
- O sítio ativo pode conter aminoácidos com grupos ionizados que podem variar com o pH.
- A ionização de aminoácidos que não estão no sítio ativo pode provocar modificações na conformação da enzima.
- O substrato pode ver-se afetado pelas variações do pH.

Concentração da Enzima: A velocidade máxima da reação é uma funçãoda quantidade de enzima disponível. Assim, a velocidade inicial da reação enzimática é diretamente proporcional à concentração de enzimas.

Inibição enzimática: Muitas substâncias alteram a atividade de uma enzima associando reversivelmente a ela, de forma a influenciar a ligação do substrato e/ou seu numero de reciclagem. As substâncias que reduzem a atividade de uma enzima são conhecidascomo inibidores. Grande parte do arsenal farmacêutico moderno é constituído por inibidores enzimáticos.

As enzimas também sofrem influência de substâncias que podem atuar ativando ou inibindo sua atividade. A essas substâncias denominam-se ativadores e inibidores enzimáticos, respectivamente. Os inibidores enzimáticos são substâncias que diminuem a atividade da enzima, demaneira reversível ou irreversível. Dentre os inibidores reversíveis:
          - inibidores competitivos: quase sempre possuem estrutura molecular semelhante à do substrato, competindo com ele pelo sítio ativo da enzima. Assim, em geral, a reação não ocorre enquanto o inibidor estiver ligado à enzima. 
          - inibidores não competitivos: liga-se a sítios distintos do substrato. Assim, é possível ligação simultânea doinibidor e do substrato à enzima. Porém, a enzima é inativada na presença do inibidor, estando o substrato ligado o união. 
          Quanto aos inibidores irreversíveis, esses combinam-se com um grupo funcional pertencente à molécula da enzima, e que seja essencial para a atividade da mesma. Esse tipo de inibidor pode, inclusive, promover a destruição desse grupo.
O ácido ascórbico é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FATORES QUE AFETAM A ATIVIDADE ENZIMÁTICA
  • Fatores que influenciam a atividade enzimatica
  • Fatores que alteram a atividade enzimática
  • OBSERVAR OS FATORES QUE AFETAM A ATIVIDADE DA CATALASE
  • Atividade enzimática
  • Compare os fatores que afetam as exportações com os fatores que afetam as importações.
  • Atividade Enzimática
  • ATIVIDADE ENZIMATICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!