FATORES ORGANIZACIONAIS QUE INFLUENCIAM A MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA REITORIA E DO CAMPUS TERESINA CENTRAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ

Páginas: 27 (6700 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
1. Introdução

O ingresso no setor público tem interessado a milhares de pessoas em busca da estabilidade, qualidade de vida, além da remuneração que é cada vez mais alta em alguns setores da Administração Pública. Muitos passam tempo demasiado estudando até obter a aprovação em um concurso público e após ingressarem, cabe a discussão sobre o que esse órgão tem feito para manter a motivaçãodos seus funcionários, visto que sempre que nos deparamos com o serviço público tem-se a idéia generalizada de um serviço de má qualidade.
Diante disso, essa pesquisa visou desvelar a importância e o reconhecimento de fatores organizacionais que influenciam positiva ou negativamente na motivação dos servidores públicos na execução de um serviço de qualidade, ressaltando que o desenvolvimento deprogramas motivacionais é um recurso fundamental na mudança do comportamento que pode tornar essas organizações mais eficazes no atendimento ao cidadão.
O Campo de estudo foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Instituto Federal do Piauí), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) quecompõe a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e se originou com o Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, assinado pelo então presidente da República, Nilo Peçanha, que criava nas capitais dos Estados do Brasil as Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário gratuito (RODRIGUES, 2002, p. 11). Surgiu como instrumento de política voltado paraas 'classes desprovidas' e se configura hoje como importante estrutura para que todas as pessoas tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas.
O Instituto Federal do Piauí conta atualmente com as categorias profissionais de professores e técnicos administrativos distribuídos nos Campi de Teresina-Central, Teresina-Zona Sul, Floriano, Picos, Parnaíba, Angical, Uruçuí, Corrente,Paulistana, São Raimundo Nonato e Piripiri.
A Reitoria e o Campus Teresina Central, universo desta pesquisa, estão localizados no centro de Teresina, capital do Piauí, e contam com 173 servidores técnicos administrativos que atuam em diversos setores. A Diretoria de Gestão de Pessoas gere todo o corpo administrativo do Instituto Federal do Piauí e está subordinada a Reitoria e não diretamente aoCampus.
Teve-se como objetivo geral da pesquisa a identificação de fatores existentes no Instituto Federal do Piauí que proporcionam no servidor público a motivação para o bom desempenho na função pública e como objetivos específicos a identificação de fatores organizacionais que contribuem para a insatisfação de seus colaboradores, a análise do nível motivacional, no que se refere aos fatores desatisfação e insatisfação e a proposição de sugestões para o estímulo da motivação dos servidores.
Este trabalho utilizou como metodologia o campo da pesquisa descritiva e estudo de caso. Na concepção de Vergara (2005, p. 47), a pesquisa descritiva expõe característica de determinada população ou de determinado fenômeno. A pesquisa de campo é uma investigação empírica realizada no local ondeocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-los (VERGARA, 2005, p.48). Para o universo da pesquisa utilizou-se a aplicação de questionário com perguntas fechadas para uma amostra de 65 servidores técnicos administrativos da Reitoria e do Campus Teresina Central do Instituto Federal de Educação do Piauí no mês de Fevereiro de 2011. Por fim, o desenvolvimento da pesquisa foienriquecido com as teorias dos principais pesquisadores do assunto em questão. Foram feitas, ainda, propostas no que diz respeito a programas motivacionais que estimulem os servidores e contribuam para a excelência no atendimento.


2. Gestão de Pessoas no Serviço Público

O século XX trouxe grandes modificações no cenário da gestão de pessoas que influenciaram diretamente as organizações no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A MOTIVAÇÃO COMO FATOR IMPORTANTE NA REALIZAÇÃO PROFFISIONAL DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ...
  • RELATÓRIO DE TRABALHO PERFIL DOS EDUCANDOS DE PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO...
  • Fatores que influenciam a educação
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO – CAMPUS PETROLINA.
  • A articulação entre educação profissional e licenciatura nos institutos federais de educação
  • Fatores quwe influenciam a motivação no ambiente organizacional
  • Qualidade de ensino versus percepção social: um estudo sob a ótica do ensino superior do instituto federal de educação,...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!