fatores micro e macro economicos

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Do ponto de vista econômico, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação, pelo empresário, dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.Na doutrina jurídica reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica umcomplexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário é, assim,o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados para o processo de produção. A empresa, nesse contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômicoTeorias dos preços, formação depreço no mercado, como a empresa e consumidor interagem e decidem qual o preço e quantidade do bem e serviço.
Funcionamento da oferta e formação do preço
Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado , preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço
Principais fatores que levam a demanda,oferta de mercado e determina equilíbrioFormação da demanda: teoria do consumidor e mercado
Oferta de mercado: teoria da produção e custos da produção
Equilíbrio: o preço e qte depende da forma e estrutura desse mercado, avalia se os efeitos da oferta e da demanda bens e serviços e fatores de produção.
Importância da oferta e da demanda
Visão do mercado como um todo , custo de oportunidades

Oaumento da frota de veículos aumenta o consumo de combustível, em conformidade para atender a procura deve se atender a demanda
Oferta-procura-demanda
Um crescimento com o mesmo ritmo e com o mesmo perfil com a necessidade de importação de óleo diesel e gasolina para atender a demanda interna a necessidade de importação enquanto o parque de refino da Petrobrás é insuficiente para atender toda ademanda, dependerá do volume de produção etanol do país e também da frota de veículos estima se um aumento de 2% nas vendas.
O consumo total de combustíveis somou alta de 5% o aumento é baseado em elevações da demanda de diesel, gasolina e etanol. O consumo de etanol hidratado permitindo um recuo nas importações de gasolina do país.

Um regime refere se a um contexto institucional e a condiçõesmais persistentes e não sujeitas a mudança de curto prazo na economia mais estáveis para o medi prazo (5 a 10 anos) não depende dos formuladores da política mais de condicionantes sociais e políticos. O longo prazo é ao incerto que quase sempre traz generalizações inúteis o longo prazo é uma ficção pois se trata de uma situação ideal e independentemente na qual tudo se ajusta perfeitamente emequilíbrio.


Funcionamento de um sistema Macroeconômico
As metas das políticas econômicas podem ser divididas em quatro objetivos diferentes, destacando que não são independentes e podem ser, até mesmo, conflitantes. São elas: 
   1. Crescimento econômico 
As políticas econômicas procuram estimular o crescimento da capacidade produtiva da economia (PIB) de uma maneira sustentável, ou seja, oaumento da quantidade de bens e serviços ofertados acompanhado do aumento do nível de emprego.
É importante ressaltar que crescimento econômico é diferente de desenvolvimento econômico. Sendo que, crescimento econômico é o aumento da renda nacional, já o desenvolvimento econômico, inclui melhoria nos indicadores sociais (pobreza, desemprego, meio ambiente, moradia etc.).
   2. Estabilidade donível geral de preços (controle da inflação)
A inflação (perda do poder de compra da moeda), quando alta, acarreta distorções na renda, principalmente, sobre as classes baixas. Outro malefício é a impossibilidade de fazer cálculos baseados em valores futuros, abalando as expectativas. Por isso, uma das metas é a inflação controlada, o que não significa inflação zero.
   3. Equilíbrio Externo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Migrações fatores macros e micros
  • Cenario Micro E Macro Economico
  • Estudos Micro e Macro econômicos
  • micro & macro
  • Do macro ao micro
  • Micro e macro
  • macro e micro
  • micro e macro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!