FATORES INDICADORES DA PARTICIPA O

1585 palavras 7 páginas
FATORES INDICADORES DA PARTICIPAÇÃO
A organização, ao centrar-se obsessivamente em resultados e ao estimular freneticamente seus executivos à ação, torna-os de tal modo reativos que distorce o pensamento, condicionando-os a práticas automatizadas. Condicionado à ação, à agitação histérica de uns poucos, limita-se o espaço ao surgimento das competências. Individualidades brilhantes inibem vocações e iniciativas. Não há lugar para a criatividade.
Outro fator inibidor da participação inovadora é o paternalismo. “Chefões” centralizadores procuram auto justificar sua ansiedade pelo trabalho duro e pouco atraente que exigem de seus subordinados, por meio de práticas assistencialistas, que reforçam a sujeição. Até mesmo politicas avançadas de salários e benefícios funcionam como fatores de acomodação burocrática.
O paternalismo em educação que leva o educando a uma eterna dependência conduz ao mesmo resultado. É uma das formas amenas do autoritarismo: “Você terá tudo o que quer desde que obedeça às ordens, sem discussão”.
Nenhum administrador se reconhecerá nessa postura, certamente. Como explicar tal situação?
Constatou-se que as gerências não estavam transmitindo a suas equipes as informações relevantes, nem estimulando o trabalho em equipe.
A organização verticalizada – qualquer desvio era definido como indisciplina, passível de punição. Os conflitos domésticos devem ser resolvidos dentro de casa. Esgotados os recursos, busca-se a terapia externa. Não queremos invalidar, com esses argumentos, a legitimidade das representações externas, apenas enfatizar seu significado supletivo.
TENDÊNCIAS ATUAIS
Busca-se hoje resgatar a naturalidade nas relações de trabalho, onde as organizações são horizontais, flexíveis e com espaço para relacionamentos informais. Os funcionários têm participação nas decisões e o consenso sobre o que e bom para a empresa e para eles. As comissões de fabrica, cogestão e a participação na propriedade e nos lucros já e uma conquista social que

Relacionados