FATORES DE RISCO À SAÚDE E DOENÇAS HIPOCINÉTICAS

1927 palavras 8 páginas
FATORES DE RISCO À SAÚDE E DOENÇAS HIPOCINÉTICAS

Você já ouviu falar dos efeitos nocivos da má alimentação e do sedentarismo? No ranking de mortalidade, as doenças cardiovasculares, para ambos os sexos, aparecem em primeiro lugar, seguidas de acidentes e homicídios para homens e câncer para mulheres.
As doença apresentam fatores de risco, ou seja, você está mais propenso a desenvolvê-las quanto mais desses fatores agrega. Há fatores de risco modificáveis (fumo, sedentarismo, má alimentação, álcool e estresse) e não modificáveis (hereditariedade, envelhecimento, sexo e etnia). Você já conhece os benefícios do exercício físico para o controle da obesidade. Agora, vai saber um pouco mais sobre os benefícios do exercício físico para o controle da hipertensão arterial, do diabetes mellitus e dos níveis elevados de colesterol, uma vez que essas doenças têm maior prevalência sobre sedentários e, por isso, são chamadas de doenças hipocinéticas.
Antes, verifique se você conhece o assunto de que vamos tratar. Discuta com seus colegas as seguintes questões:
1. Você conhece portadores de alguma dessas doenças?
2. Que tipo de hábitos alimentares e de atividade física essas pessoas adotam?
3. O hipertenso, o diabético e o portador de taxas elevadas de colesterol devem evitar que tipo de alimento?
4. Quais práticas podem ser adotadas para a promoção de saúde dessas pessoas?

Hipertensão arterial
Dizemos que uma pessoa é hipertensa quando sua pressão arterial está acima de 140 × 90 mmHg (milímetros de mercúrio). Mas atenção! Essa referência é para pessoas com idade superior a 18 anos e deve se repetir por, pelo menos, três vezes consecutivas. Fumo, álcool, café, estresse e drogas podem ocasionar elevações da pressão arterial.
A maioria das pessoas nem sabe que é hipertensa; por isso, fique atento se alguém que você conhece apresentar os seguintes sintomas: forte dor de cabeça, tontura, visão turva, dor no peito, ansiedade e sensação de mal estar, pois essa pessoa

Relacionados

  • AF E SAUDE 1
    21298 palavras | 86 páginas
  • Educa o F sica e reordenamento no mundo do trabalho media es da regulamenta o da profiss o
    168990 palavras | 676 páginas