Fatores de risco e fatores de proteção no uso de drogas na adolescência

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO PARA O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência

A elaboração deste artigo se dá em torno de dois conceitos centrais: risco e proteção, trabalhando simultaneamente as noções de adolescência, família, escola, grupo de pares, comunidade e mídia, como espaços para a construção de risco e proteção.

Risco éuma conseqüência da livre e consciente decisão de se expor a uma situação em cujo percurso se inclui a possibilidade de perda ou ferimento físico, material ou psicológico.
Giddens (1994) faz uma distinção entre risco e perigo. Perigo diz respeito a ameaça que rondam a busca dos resultados desejados. Risco constitui uma estimativa acerca do perigo.
Na área da saúde, risco é um conceito queenvolve conhecimento e experiência acumulada sobre o perigo de alguém ou de a coletividade ser acometida por doenças e agravos.

A expressão fatores de risco designa condições ou variáveis associadas à possibilidade de
Ocorrência de resultados negativos para a saúde, o bem-estar e o desempenho social, que geralmente estão combinados quando uma situação considerada social, intrapsíquica ebiologicamente perigosa se concretiza.


Risco e Fatores de Risco

O termo comportamento de risco se refere à ameaça ao desenvolvimento bem-sucedido. do adolescente. A necessidade de se olhar os dois lados, o do desejo e o do dano, no caso do uso de drogas, leva a considerar alguns aspectos:
- efeitos cumulativos das substâncias tóxicas e sua relação com a vulnerabilidade do indivíduo: quanto maisintenso o uso de drogas mais riscos há. Porém estudos mostram que o perigo difere de acordo com os indivíduos e seu contexto.
- atitude positiva da família com relação ao uso de drogas reforçando a iniciação dos jovens: os padrões de comportamento dos pais e as interações familiares, são em boa parte responsáveis pelas atitudes dos filhos, mas o que está em questão não é a droga em si, e sim, arelação que o individue estabelece com ela, que , por sua vez, influencia e é influenciada fortemente pelo universo de interações.
- envolvimento grupal: se configura como fator de risco quando os amigos considerados modelo de comportamento.
- papel da escola: espaço privilegiado dos encontros e interações entre jovens e que também predispõem os adolescentes ao uso de drogas.
- comunidade deconvivência: pode propiciar o excesso de oferta, naturalizando desde modo o seu acesso.
- a mídia: oferecem imagens favoráveis, associação a imagens de artistas, glamour da sociabilidade e a sexualidade, idéia de mediadoras de fama e sucesso.
-
Apesar de tudo não se pode pensar em fatores de risco de forma isolada, independente e fragmentada, relevante pensar que há uma estrutura e uma organizaçãodos diferentes fatores, formando uma síndrome do comportamento de risco, que remete às premissas do paradigma sistêmico: os comportamentos de risco co-variam e estão inter-relacionados.




Proteção e Fatores de Proteção


Proteger é uma noção que faz parte do contexto das relações primárias e do universo semântico das políticas sociais. Significa, sobretudo, oferecer condições decrescimento e desenvolvimento, de amparo e de fortalecimento da pessoa em formação.
Uma das tarefas de quem atua na atenção aos adolescentes que usam drogas é determinar que fatores podem ser evidenciados pela técnica e pela experiência como relevantes para promover seu crescimento saudável e evitar que corram riscos de dependências e do acirramento dos problemas sociais.

Um paradigma otimista éacreditar que é possível, por meio de ações e programas, promover o bem-estar do adolescente, atuando no fortalecimento e no desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, enfatizando o processo de resiliência, processo que embora possua variadas definições está relacionado aos fatores/ processos que possibilitem o desenvolvimento de uma vida sadia, apesar de experiências de vida traumáticas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTEXTUALIZANDO O USO DE DROGAS E FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO NA ESCOLA
  • Fatores que influenciam o uso de drogas na adolescencia
  • Fatores de riscos e proteção das deficiências
  • A escola como “fator de proteção” para drogas
  • A espiritualidade como fator preventivo ao uso de drogas
  • Fatores de risco no desenvolvimento da aterosclerose na infância e adolescência
  • Comportamentos preventivos, fatores de proteção comportamentais e comportamento de risco
  • Fatores de Riscos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!