Fatores de crescimento p. psidi

959 palavras 4 páginas
Fatores de crescimento

Devido aos hospedeiros apresentarem comportamento diferencial frente ao patógeno, inúmeras pesquisas sugerem que existam especializações fisiológicas dentro das populações de P. psidi.
Os estudos em laboratório têm possibilitado constatar que as temperaturas mais adequadas à germinação das estruturas infectivas do patógeno variam entre 15o C e 21o C e, quanto mais velhas, menor é a porcentagem de geminação. As observações da evolução da ferrugem em campo permitiram verificar a ocorrência dos maiores picos sobre goiabeira em fevereiro; sobre Eucalyptus cloeziana em março e, sobre jambeiro (E. botryodes, E. urophylla e E. grandis), procedentes de Itatinga e Anhembi, em abril. Durante os meses de maior severidade, a temperatura média variou entre 21o C e 24o C e a umidade relativa foi superior a 70%. É importante ressaltar que 1999 foi o ano durante o qual ocorreram os ataques mais severos, enquanto que, em 2000, sobre as espécies de eucalipto, a doença foi ausente.
Verifica-se, portanto, que todo o ciclo vital de P. psidii é favorecido e depende da ocorrência de temperaturas amenas, variando de 15o C a 24o C. Temperaturas muito elevadas são adversas ao patógeno e, caso a infecção já tenha ocorrido, induzem à formação das estruturas de resistência denominadas teliosporos. Porém, convém ressaltar que, conforme observado, sendo tais temperaturas excessivamente elevadas, menores quantidades de teliosporos se formam, além de ocorrer necrose de parte do tecido foliar e, posteriormente, senescência da folha infectada. Além disso, confirma-se que a presença de outras Mirtáceas nas áreas de cultivo constitui,de fato, importante fonte de inóculo para início e/ou continuidade do processo infectivo, enquanto houver condições ambientais favoráveis. Vale ressaltar que, atualmente, têm sido realizados estudos referentes à preservação das estruturas infectivas de P. psidii em laboratório. Por ser um patógeno que necessita do hospedeiro para

Relacionados