Fatores da Textualidad

777 palavras 4 páginas
FATORES DA TEXTUALIDADE

Coerência: A coerência é quem dá o sentido ao texto, depende não apenas da lógica interna do texto, como também da compatibilidade entre a rede conceitual e o conhecimento de mundo de quem processa o discurso.
EX:
"No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar”.
“Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.”

Coesão: É o modo de como as palavras estão ligadas, dando uma sequência. Para ter um texto com coesão, devemos escrever de maneira que as ideias se liguem umas às outras, formando um fluxo lógico e contínuo.
EX:
“São Paulo é uma cidade onde a poluição atinge níveis muito altos”

Informatividade: É a medida como os métodos linguísticos operados ou não operados, são apresentados no texto. Em todos os textos, temos algum tipo de informação, existem três tipos de informatividade: a) informa o óbvio; b) quebra da expectativa; c) quando aparentemente fora do conjunto, havendo uma quebra muito grande de expectativa.
EX:

Faculdade cancela aulas após tumulto com polícia

Publicação: 10/04/2014 19:00 Atualização:
Foram suspensas as aulas desta quinta-feira (10) na Faculdade Unibratec, em função do tumulto causado pelos torcedores do Sport que esperavam a chegada do time no Aeroporto do Recife, na Imbiribeira. Segundo a instituição a ideia é garantir a segurança de funcionários e estudantes. O voo estava previsto para chegar ao Recife às 16h20, mas foi adiado e somente às 19h30 a delegação vai chegar à capital pernambucana. Centenas de torcedores chegaram a ocupar todo o viaduto Tancredo Neves, mas foram retirados por uma equipe da Polícia Militar, que está acompanhando a movimentação. Alguns tumultos foram registrados e após os rubro-negros fecharem a avenida, os policiais chegaram a usar bombas de efeito moral.
(...)

Intencionalidade: A intenção é o esforço feito pelo produtor para

Relacionados

  • Dissetacao Deposito
    60767 palavras | 244 páginas
  • Administração publica no periodo republicano
    18461 palavras | 74 páginas