Fatores bióticos e abióticos - insetos

Páginas: 35 (8550 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
1 INTRODUÇÃO

A Ecologia estuda os organismos e seus ambientes, procurando explicar as relações entre eles. Porém essas relações ambientais dos organismos tendem a serem bastante complexas. Assim como todos os seres vivos os insetos estão sujeitos a esses fatores que influenciam de maneira relevante seu desenvolvimento (LARA, 1995).
Fator ecológico ou ambiental é todo elemento do meiosusceptível de agir direta ou indiretamente sobre os seres vivos, pelo menos durante uma fase de seu ciclo de desenvolvimento. Há basicamente dois tipos de fatores ecológicos: os bióticos e os abióticos. Fatores Bióticos são aqueles relacionados às interações ecológicas intra e interespecíficas. Já os fatores Abióticos são os fatores climáticos (luz, pluviosidade, temperatura, umidade atmosférica, ventos,entre outros) e edáficos (ligados ao solo - textura, estrutura, composição química, pH, umidade, permeabilidade, entre outros).
Alguns desses fatores são complexos, o que dificulta seus estudos, pois são difíceis de serem avaliados pelos métodos matemáticos e técnicas atuais, assim não ha como mensurar a influências destes fatores sobre a população de insetos (RODRIGUES, 2004). Além disso, osfatores limitantes não são sempre tão definidos, é certo que eles se interrelacionam e, às vezes, um processo é interrompido de modo simultâneo por vários fatores.
Estudos destinados a esclarecer o papel que as forças da resistência ambiental desempenham sobre a população de insetos são de grande interesse, pois a nocividade dos insetos depende de sua abundância. Esta ação consiste na maneira comoos fatores ambientais condicionam a multiplicação dos insetos e impedem que suas populações atinjam a expressão numérica que o seu potencial biótico pode permitir (CARVALHO, 1996).

2 ALIMENTO

O alimento é um dos fatores cruciais para o desenvolvimento de qualquer organismo. Fatores ambientais irão também interferir direta ou indiretamente na fonte alimentar dos insetos. Assim, existe umcomplexo infindável de fatores que regulam não só o desenvolvimento dos insetos, mas a disponibilidade e abundância do alimento a ser utilizado pelo inseto e mesmo por outros organismos (SPEIGHT et al., 2008).
A disponibilidade da fonte alimentar pode estar ligada, por exemplo, ao número de plantas de uma área, se está área possui uma floresta ou um fragmento a disponibilidade desta planta será menorpara um determinado inseto, porém se a planta está sendo cultivada em monocultura, a disponibilidade do alimento aumenta consideravelmente, favorecendo o desenvolvimento do inseto devido à abundância da fonte alimentar (RODRIGUES, 2004).
A qualidade do alimento influi principalmente no ciclo biológico do inseto, devido a sua composição em carboidratos, proteínas e vitaminas, podendo influenciarna longevidade, velocidade de desenvolvimento e fecundidade dos insetos (SILVEIRA NETO, 1976).
Existem alguns insetos que necessitam de alimentos especiais em determinada fase de seu desenvolvimento, como acontece com crisopídeos que são carnívoros quando na fase de larva e nectívoros e polinívoros na fase adulta. Esta troca de dieta permite que o ciclo destes insetos possa ser completado. O mesmoocorre com alguns himenópteros parasitóides (SPEIGHT et al., 2008).
A dieta diferenciada nas diversas fases do inseto permite uma maior fecundidade, longevidade, pois visa complementar a dieta da fase anterior com vitaminas, aminoácidos e açúcares não obtidos. O baixo teor de nutrientes dos alimentos vegetais, em comparação com o teor de nutrientes dos tecidos do inseto pode impor uma restriçãofundamental sobre o desenvolvimento de insetos herbívoros (HUBERTY e DENNO, 2006).
Estequiometria ecológica é uma estrutura conceitual que considera o equilíbrio relativo de elementos chave (especialmente de carbono, fósforo e nitrogênio) nas interações tróficas (ELSER et al. 1996; STERNER e ELSER, 2002). Material vegetal, por exemplo, é geralmente mais pobre nas concentrações de fósforo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1.1. fatores bioticos e abioticos
  • Fatores bióticos e abióticos
  • Fatores Bióticos e Abióticos
  • Fatores Bioticos e Abioticos
  • fatores bioticos e abioticos
  • Fatores Bióticos E Abióticos Do Cerrado
  • Fatores Bióticos E Abióticos Do Cerrado
  • Fatores bioticos e abioticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!