Fatores ambientais

Páginas: 10 (2485 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
Fatores ambientais
1) Cor
Cor é uma resposta subjetiva a um estímulo luminoso, que penetra nos olhos. O olho é um aparelho integrador de estímulos. Ele nunca percebe um estímulo isolado, mas um conjunto de estímulos simultâneos e complexos que interagem entre si, formando uma imagem.
Do ponto de vista físico, as cores do espectro visível podem ser consideradas como ondas eletromagnéticas nafaixa de 380 nm a 770 nm.
A cor de um objeto é caracterizada pela absorção e reflexão seletiva das ondas luminosas incidentes. A cor que enxergamos é aquela que foi refletida pelo objeto.
Quando nos referirmos à cor de um objeto, geralmente subentendemos que o mesmo é visto sob luz branca ou solar. Com outras luzes, como acontecem com muitos tipos de lâmpadas comerciais, as cores percebidaspodem ser alteradas.
As cores das luzes podem ser caracterizadas por três variáveis: matiz, luminosidade e saturação.
Matiz ou tom é aquilo que normalmente chamamos de cor. Ele é caracterizado pelo comprimento de onda dominante na luz refletida.
Claridade ou luminosidade depende da capacidade de uma superfície em refletir luz branca. É a qualidade da cor que classificamos como clara ouescura.
Saturação é a qualidade da cor que descrevemos como "pureza". Uma cor saturada ou pura é monocromática, ou seja, é composta de um único comprimento de onda.
A cor atrai a atenção e prende a vista, de acordo com o grau de visibilidade. A visibilidade depende grandemente do contraste e da pureza da cor.
Cores de grande visibilidade são vibrantes e de forte efeito em propaganda, embalagens edemarcações de áreas perigosas. Devem ser usadas quando se quer atrair a atenção. Contudo, não devem ser usadas para atenção permanente, porque se tornam fatigantes.
Comparando-se os dispositivos visuais em preto/branco com outros, coloridos, as cores podem ser usadas para criar as seguintes vantagens:
1) As cores chamam a atenção;
2) Acrescentam uma nova dimensão;
3) Agrupam as informações;4) Diminuem o tempo de reação; e
5) Reduzem erros.
Muitas vezes, o uso de cores aumenta os custos, como no caso de impressões coloridas. Contudo, esses custos adicionais podem ser compensadores, se forem usadas as vantagens acima.
O sentido da visão é um dos mais desenvolvidos no ser humano. É através deste que ele obtém a maior parte das informações sobre o mundo que o cerca. As coresrepresentam uma parte muito importante dessas informações. O ser humano, desde os tempos remotos, tentou aplicar as cores às coisas que ele criava. Isso remonta à era pré-histórica, quando faziam pinturas rupestres no interior das cavernas.
Ao longo da história, o uso das cores esteve sempre presente na produção de artefatos e vestuários. Modernamente, o uso das cores ganhou um novo impulso com odesenvolvimento tecnológico. A indústria petroquímica, principalmente a partir da década de 1950, passou a produzir muitos corantes. Ao mesmo tempo, houve um avanço dos meios fotográficos, impressoras e copiadoras a cores, bem como a sua transmissão e difusão por meios como a televisão e a internet.
A norma brasileira NBR 7195/1995 apresenta recomendações para uso das cores na segurança, com oobjetivo de prevenir acidentes e advertir contra riscos. Existem 8 cores de uso padronizado: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, púrpura, branca e preta. Essas cores não devem ser usadas na pintura das máquinas, exceto aquelas brancas, preta e verde.
A norma NBR 6493/1994 indica cores da tubulação para canalização de fluidos, material fragmentado e condutores elétricos.
O uso adequado decores facilita as comunicações, contribui para reduzir os erros e, conseqüentemente, aumenta a eficiência no trabalho. São apresentadas as seguintes recomendações para o uso adequado das mesmas.
A preta sobre a branca melhora a legibilidade. Outras combinações interessantes são azul e vermelha sobre a branca. Nunca use amarela sobre a branca.
Evite combinações de vermelha com azul marinho,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fatores ambientais
  • fatores ambientais
  • fatores ambientais
  • fatores ambientais
  • Fatores ambientais
  • Fatores Ambientais
  • Fatores ambientais
  • FATORES AMBIENTAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!