fator reumatoide

Páginas: 2 (500 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Fator reumatoide (FR) é um anticorpo contra a porção Fc da IgG, que por sua vez é um anticorpo. O fator reumatoide e a IgG se unem para formar complexos imunes que contribuem para causar doençasreumatologias.
O fator reumatoide pode ser medido através de exame de sangue em pacientes com suspeita de artrite reumatoide.
Altos níveis de fator reumatoide são indicativos de artrite reumatoide(presente em 80%) e síndrome de Sjögren. Quanto maiores forem os níveis de FR, maiores serão as possibilidades de uma doença articular mais destrutiva. O teste de fator reumatoide (FR) é o mais útil dostestes imunológicos para confirmação de artrite reumatoide. Nessa doença, os anticorpos IgG produzidos pelos linfócitos nas articulações sinoviais reagem com outros anticorpos IgG ou IgM, produzindocomplexos imunes, ativação do complemento e destruição tecidual. Ainda não se sabe como as moléculas de IgG tornam-se antigênicas, porém elas podem ser alteradas pela agregação com vírus ou outrosantígenos. As técnicas para detecção de FR incluem o teste de aglutinação de célula de ovelha (Waaler-Rose), o teste de fixação de látex e a nefelometria.
Objetivo
• Confirmar artrite reumatóide,especialmente quando o diagnóstico clínico é duvidoso.
Preparação do paciente
Jejum de 4 horas.
Valores de referência
Método: Prova do látex.
Título até 1/20.
Método: Reação de Waaler-Rose.
Título até1/16.
Método: Nefelometria.
0 a 29 Ul/ml: não reagente.
30 a 79 Ul/ml: fracamente reagente.
Maior ou igual a 80 Ul/ml: reagente.
Achados anormais
Titulações FR positivas são encontradas em 80%dos pacientes com artrite reumatoide. As titulações acima de 1:80 são usualmente consideradas diagnósticas para artrite reumatoide; as titulações entre 1:20 e 1:80 são difíceis de interpretar poisocorrem em muitas outras doenças como, por exemplo, lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, polimiosite, tuberculose, mononucleose infecciosa, lepra, sífilis, sarcoidose, doença hepática crônica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FAtor reumatoide
  • RELATÓRIO: FATOR REUMATÓIDE (FR)
  • Teste Qualitativo Sífilis e Fator Reumatóide
  • POP Procedimento Operacional Padrão
  • reumatoide
  • Artrite Reumatoide
  • artrite reumatoide
  • artrite reumatóide

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!