Fator previdenciário

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
1.1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

A Constituição Federal em seu artigo 1º traz, o primado do trabalho como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. O trabalho não sódignifica o homem, como faz a sociedade caminhar, gerando emprego e riqueza. Contudo, ainda mais importante que o trabalho, é o trabalhador, a pessoa que se dedica dia após dia a sua atividade, que prestaseus serviços com excelência, sempre da melhor forma possível, buscando aprefeiçoamento constante, e que jamais poderá ser substituída por qualquer item tecnológico.
Esse trabalhador que move amáquina da economia merece proteção e amparo do Direito, sendo que, nesse sentido foram sendo criadas leis para proteger as relações de trabalho, como é o caso, por exemplo, da Consolidação das LeisTrabalhistas (CLT) promulgada em 1943.
Todavia, com o passar dos anos, o legislador passou a se preocupar com a saúde e o envelhecimento do trabalhador, bem como a subsistência deste na velhice. Assim, em24 de janeiro de 1923, foi promulgado o Decreto nº 4.682/23, a chamada Lei Eloy Chaves, que foi a primeira norma a instituir a Previdência Social no Brasil, criando a caixa de aposentadorias e pensõesdos ferroviários em nível nacional.
Somente em 1966, com o Decreto-Lei 72 e a unificação de todos os institutos de aposentadorias e pensões, foi implantado e centralizado o Instituto Nacional dePrevidência Social (INPS), que passou a incluir todas as categorias de trabalhadores, até mesmo os que anteriormente não possuiam caixa próprio. No sistema do INPS, os trabalhadores buscavam beneficiospor acidente de trabalho, aposentadoria, assistência social e inclusive assistência à saúde.
Com a promulgação da Lei 8.029/90 e Decreto 93.350/90, foi criado o Instituto Nacional do Seguro Nacional(INSS), que passou a ser o responsável pela concessão de beneficios previdenciários ao trabalhador e pela assistência social à população, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fator Previdenciário
  • fator previdenciário
  • fator previdenciario
  • Fator previdenciario
  • Fator previdenciário
  • Fator previdênciário
  • FATOR PREVIDENCIARIO
  • Fator previdenciário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!