Fator de potencia

Páginas: 7 (1652 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Correção de Fator de Potência


1 – O que é Fator de Potência?
Fator de potência foi um valor pré determinado pôr órgãos do governo, para que haja um melhor aproveitamento da energia elétrica, já que nos dias de hoje ela anda tão escassa.
O valor determinado pelo governo para o aproveitamento da energia elétrica foi de noventa e dois pôs cento (92%) da potência total de uma Empresa, ouseja, apenas oito pôr cento da energia entregue pela concessionária pode se perder.


2 – O que é Potência?
Potência é a energia gasta pela máquina para realizar algum tipo de trabalho. Existem três tipos de Potência, e vamos velas logo abaixo.


2.1 – Potência Ativa:
Potência realmente gasta em dispositivos que oferecem resistência, no circuito resistivo a tensão anda em fase com acorrente (V-I) =0º, e é expresso em KW.


2.2 – Potência Indutiva:
Potência utilizada para a criação de campos magnéticos, necessário ao funcionamento de equipamentos industriais (motores, transformadores, reatores, etc.), sendo expresso seu valor em kVAr, no circuito indutivo a tensão anda adiantada da corrente (V-I) =90º


2.3 – Potência Capacitiva:
Potência utilizada em capacitores, nocircuito capacitivo a tensão anda em atraso em relação à corrente (V-I) =-90º.
2.4 – Demanda:
É a utilização da potência ativa durante qualquer intervalo de tempo, medida pôr aparelho integrador (medidor). É a média das potências solicitadas pelo consumidor, durante um intervalo de tempo, usualmente 15 minutos, registrados pôr medidores de demanda .
Na conta de carga elétrica, a demandaaparece expressa em quilowatt (KW).


3 – Principais Causas de um Baixo Fator de Potência:  
Antes de realizar qualquer investimento para Correção de Fator de Potência é necessário a identificação da causa de sua origem:
•Lâmpadas de descarga (fluorescentes, vapor de mercúrio e vapor de sódio) sem reatores de alto fator de potência;  
•Motores e transformadores operando “em vazio” ou compequenas cargas.
Exemplo: •Elevadores mal utilizados;
•Máquinas de Solda;
• Outros equipamentos com motores de pequena potência.


4 – Métodos de Correção do Fator de Potência:
A correção do Fator de Potência deverá ser cuidadosamente analisada e não resolvida de forma simples, podendo isso levar a uma solução técnica e econômica insatisfatória. É precisocritério e experiência para efetuar uma adequada correção, lembrando que cada caso deve ser estudado especificamente e que soluções imediatas podem ser as mais inconvenientes.
De um modo geral, quando se pretende corrigir o Fator de Potência de uma instalação, surge o problema preliminar de se determinar, qual o melhor método a ser adotado. Independentemente do método a ser adotado o Fator de Potênciaideal, tanto para os consumidores como para a concessionária, seria o valor unitário (1,0 ou 100%) que significa a inexistência de kVAr no circuito.
Entretanto, esta condição nem sempre é conveniente e, geralmente não se justifica economicamente. A correção efetuada até o valor de 0,95 ou 95% é considerada suficiente.  

4.1 – Correção pelo Aumento do Consumo de Energia Ativa:
O aumento daenergia ativa pode ser alcançada quer pela adição de novas cargas com alto Fator de Potência, quer pelo aumento do período de operação das cargas com Fatores de Potência próximos ou iguais a unidade.
Este método é recomendado quando o consumidor tem uma jornada de trabalho fora do período de ponta de carga do sistema elétrico (aproximadamente das 18 às 20 horas).
Além de atender as necessidadesda produção industrial, a carga ativa que aumentara o consumo de KW/h deverá ser cuidadosamente escolhida a fim de não aumentar a demanda de potência da indústria .


4.2 – Correção através de Motores Síncronos Superexcitados:
A correção através de motores síncronos superexcitado, além de corrigir p Fator de Potência, fornecem potência mecânica útil. .
Entretanto, devido ao fato de ser um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fator de potência
  • Fator de potencia
  • Fator de potencia
  • Fator de Potência
  • Fator de Potencia
  • Fator de potencia
  • Fator de potencia
  • Fator de Potência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!