fator de poetncia

1696 palavras 7 páginas
RESUMO

Este trabalho tem como objetivo explicar e demonstrar o que é fator de potência, e porque ele ocorre. Para melhor compreensão do leitor será falado sobre o que é o triângulo das potências explicando o que é cada uma das potências.
Fator de potência nada mais é que: o cosseno do ângulo entre a potência ativa e a aparente. O grande problema é que algumas empresas têm um consumo excessivo de energia reativa o que prejudica a rede da empresa e da concessionária distribuidora de energia. Para solucionar esse problema é necessária a instalação de capacitores. Quando isso não ocorre por parte da empresa é necessário que a distribuidora de energia instale capacitores na rede de distribuição. Mas gera também uma multa que varia conforme o consumo de energia reativa, que é medida no medidor na entrada de luz da empresa. Esta energia tem como unidade de medida "Var" (volt-ampère resistivo). o fator de potência deve ser sempre analisado dentro das empresas, pois pode estar sendo cobrada sua tarifa de consumo pela concessionária e isso na maioria dos casos não é barato. Afirmo também que neste trabalho obtive resultados bem significativos e importantes para a empresa onde trabalhei. Isso significa que em outras empresas isto também deve ser aplicado se já não foi porque, com certeza no final do mês poderá fazer a diferença. Afirmo Também que o fator de potência pode ser definido como a relação que existe entre a potência ativa (KW) e a potência aparente (KVA), ele é um indicativo de que se está utilizando com eficiência a energia elétrica, transformando-a, ao máximo em trabalho útil.
Os capacitores de potência são a maneira mais prática e econômica para melhorar o fator de potência, recuperando-se o custo dos capacitores rapidamente ao evitar os aumentos na conta de energia, devido as mulas por baixo fator de potência.
Palavras-chave: Capacitor, cálculo, empresas, motores. SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 112
2 REVISÃO TEÓRICA 123
3 METODOLOGIA 156
3.1 OBJETIVOS

Relacionados