fator da textualidade

Páginas: 8 (1896 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
ANTONIO DE JESUS MARTINS
KARLENA JAMILLE LOPES DE SOUZA
KÁTIA DA CONCEIÇÃO BENJÓ
MARIA DO SOCORRO SANTOS MARTINS







FATOR DE TEXTUALIDADE












Trabalho em grupo apresentado como requisito avaliativo parcial da disciplina Comunicação Empresarial do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, orientado peloprofessor Arivaldo Leite Mira .












Macapá
2014
FATOR DE TEXTUALIDADE

Quando se trata do ato comunicativo, seja no âmbito da oralidade, ou da escrita, um dos aspectos relevantes é a clareza da mensagem. Dessa forma, em se tratando da linguagem escrita, o texto não deve ser concebido como umemaranhado de palavras soltas e desconexas, mas sim de idéias coordenadas entre si, de modo a formar um todo compreensível. Um texto bem construído e, naturalmente, bem interpretado, vai apresentar aquilo que Beaugrande e Dressier chamam de textualidade, conjunto de características que fazem, de um texto, e não uma seqüência de frases. Esses autores apontam sete aspectos que são responsáveis pelatextualidade de um texto bem constituído
Para Beaugrande e Dressler (1983),’’ os sete fatores que são responsáveis por qualquer discurso são: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e a intertextualidade. Todos responsáveis pelo processo sócio-comunicativo”.

COESÃO.
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto.Percebe-se tal definição, quando se lê um texto e verifica-se que as palavras, as frases e os parágrafos está entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
.Exemplo;
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que oprojeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
As palavras destacadas têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto. Gramaticamente, esses elementos são classificados como pronomes preposições, advérbios, conjunções que determinam a transição de idéias.

INTENCIONALIDADE:
Para que uma manifestaçãolingüística constitua um texto é necessário que haja a intenção do locutor em apresentá-lo.

INFORMATIVIDADE;
Designa em que medida os materiais lingüísticos apresentados no texto são operados ou não operados, conhecidos ou não conhecidos da parte dos interlocutores;
INTERTEXTUALIDADE:
Refere-se às diversas maneiras pelas quais a produção e a recepção de um texto dependem do conhecimento do outrostextos anteriormente produzidos. Nesse sentido pode-se falar em: alusão, epígrafe, paródia, paráfrase, citação, metalinguagem e polifonia:

ACEITABILIDADE:
Disposição ativa de participar de um discurso e/ou compartilhar um propósito.

SITUACIONALIDADE:
Reúne fatores que tornam o texto adequado a uma situação atual ou passada.
COERÊNCIA
É responsável pelo sentido do texto, envolvendo fatoreslógico-semânticos e cognitivos, já que a interpretação do texto depende do conhecimento partilhado entre os interlocutores. Um texto é coerente quando compatível como conhecimento de mundo do receptor. Observar a coerência é interessante, porque permite perceber que um texto não existe em si mesmo, mas sim se constrói na relação emissor-receptor-mundo.
Exemplo:
O Show
O cartaz
O desejo
Opai
O dinheiro
O ingresso
O dia
A apresentação
A ida
O estádio
A multidão
A expectativa
A música
A vibração
A participação
O fim
A volta
O vazio
Apesar de o texto ser apenas uma lista de palavras sem qualquer ligação sintática e sem a explicação de qualquer relação entre elas, que lê tende a perceber nesta seqüência lingüística uma unidade de sentido que permite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fatores da Textualidade
  • fatores da textualidade
  • FATORES DE TEXTUALIDADE
  • Fatores da textualidade
  • Fatores da textualidade
  • OS FATORES DE TEXTUALIDADE NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
  • FATORES RESPONSÁVEIS PELA TEXTUALIDADE
  • Fatores linguísticos de textualidade: coerência e coesão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!