FATHERLAND2

747 palavras 3 páginas
livro baseia-se à volta da seguinte premissa: “E se Hitler tivesse ganho a Segunda Guerra Mundial?”. A história leva-nos ao ano de 1964, à véspera do 75º aniversário do Führer Adolf Hitler. O corpo de um homem idoso é encontrado num lago em Berlim e o detective (e personagem principal) Xavier March, que trabalha para a “Kripo” - Kriminalpolizei (Polícia de Investigação de Crimes), está encarregue do caso. Rapidamente descobre que se trata do corpo de Josef Bühler, um Nazi importante no partido, e está à beira de desvendar um escândalo político: Com a ajuda de uma jornalista americana do New York Times, Charlie Maguire, March descobre ao longo da sua investigação que várias pessoas de altos cargos, que estiveram presentes na Conferência de Wannsee em 1942 (entre eles Josef Bühler) foram assassinadas ou morreram em circunstâncias bizarras ao longo dos anos. March e Maguire descobrem também detalhes sobre o holocausto (que com a vitória alemã na Segunda Guerra Mundial oficialmente nunca existiu).
A história de Pátria passa-se entre os dias 14 e 20 de Abril de 1964, o Reich Alemão prepara as comemorações do aniversário de Hitler e a primeira visita oficial do presidente dos Estados Unidos da América, Joseph P. Kennedy (pai de John F. Kennedy).
O mundo de “Fatherland”[editar]

A Europa de 1964 em Fatherland.
Robert Harris conseguiu através de Pátria elaborar um excelente romance policial, descrever uma sociedade que, segundo críticos e historiadores podia de facto ser a que se encontraria, se a Alemanha tivesse ganho a Segunda Guerra Mundial e descrever de forma realista factos e acontecimentos que poderiam ter levado à vitória nazi na Segunda Guerra Mundial. Além disso, Robert Harris utiliza muitos personagens reais na história, cujos “currículos” estão correctos até 1942. Enquanto que na realidade, muitos foram condenados durante o processo de Nuremberga, na história do livro, alguns fazem parte de elevados quadros do partido nazi.
Como os Nazis conseguiram

Relacionados