FAT X NTFS

Páginas: 8 (1861 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

CONCEITUE SISTEMA DE ARQUIVO FAT E NTFS

FAT

O sistema FAT é considerado um sistema de arquivos simples, e por isso é um formato popular para discos diversos.
Além disso, é suportado por virtualmente todos os sistemas operativos/operacionais existentes para computadores pessoais, e assim, é usado frequentemente para compartilhar dados entre diversos sistemas operacionais instalados emum computador (um ambiente multiboot ou multiarranque).
É usado também em cartões de memória (discos flash ou pendrives) e em outros dispositivos semelhantes.
As implementações mais comuns têm um sério probleminha: quando arquivos são apagados e novos arquivos são escritos na estrutura, as suas partes tendem a dispersar-se, fragmentando-se por todo o espaço disponível, tornando a leitura e aescrita um processo lento.
A desfragmentação é uma solução para isso, mas é habitualmente um processo demorado (sobretudo no sistema FAT32) e que tem de ser repetido regularmente para manter o sistemas operativos limpos.

NTFS

O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, Server -- 2003 e 2008) .
Desenvolvido para superaras limitações do sistema FAT, o NTFS utiliza algumas estruturas em 64 bits (p.ex., para endereçamento de blocos -- clusters). Em teoria o NTFS poderia suportar volumes com até 16 EiB, mas a implementação atual limita um volume a 256 TiB, se forem usados blocos de 64 KiB, ou 16 TiB, quando o tamanho do bloco for de 4 KiB; o tamanho máximo de um arquivo é de 16 TiB.
Oferecendo melhor segurança erecuperação a dados, a NTFS também oferece um nível de armazenamento muito maior que FAT, FAT16 ou FAT32, já que é possível adotar sistemas com até 2 Tb de armazenamento em um único disco, ou seja, é possível utilizar um disco de 1 TB inteiramente como partição NTFS, porém, com FAT32 teria que dividí-lo em várias partes para poder utilizar na íntegra.


DIVERSOS DETALHES/COMPARAÇÕES RELACIONADOAOS DOIS TIPOS DE SISTEMAS DE ARQUIVOS

A File Allocation Table (FAT, ou Tabela de Alocação de Ficheiros/arquivos) é um sistema de ficheiros desenvolvido para o MS-DOS e usado em versões do Microsoft Windows até (e inclusive) o Windows Me.
A tabela de alocação é um mapa de utilização do disco ou disquete. Graças a ele, o Sistema Operativo (ou sistema operacional) é capaz de saber exactamenteonde um determinado ficheiro está armazenado.

O sistema FAT é considerado como relativamente simples, e por isso é um formato popular para discos diversos. Além disso, é suportado por virtualmente todos os sistemas operativos/operacionais existentes para computadores pessoais, e assim, é usado frequentemente para compartilhar dados entre diversos sistemas operativos instalados num computador(um ambiente multiboot ou multiarranque).
É usado também em cartões de memória de estado sólido (conhecidos como discos flash ou pendrives) e em outros dispositivos semelhantes.
As implementações mais comuns têm um inconveniente sério: quando ficheiros são apagados e novos ficheiros são escritos no suporte, as suas partes tendem a dispersar-se, fragmentando-se por todo o espaço disponível,tornando a leitura e a escrita um processo lento.
A desfragmentação é uma solução para isso, mas é habitualmente um processo demorado (sobretudo no sistema FAT32) e que tem de ser repetido regularmente para manter o sistemas operativos limpo.

Existem duas versões do sistema FAT: FAT16 (para OS 16 bits ou 32 bits) e FAT32 (só para SO a 32 bits); a diferença mais visível entre as duas versões é queFAT32 suporta nomes de ficheiros longos (até 256 caracteres), enquanto o FAT16 suporta apenas nomes de arquivos curtos (até 8 caracteres + extensão). Caso seja excedido o valor de caracteres, os caracteres excedidos (do nome do ficheiro) desaparecerão e no lugar deles aparecerá ~1 ou ~2 (se já existir um outro arquivo com os 8 primeiros caracteres iguais).
Um dos maiores problemas do FAT diz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fat x ntfs
  • Ntfs e fat
  • Fat e NTFS
  • Fat e Ntfs
  • Diferenca entre ntfs e fat
  • Sistemas De Arquivos FAT E NTFS
  • Sistema de Arquivos
  • Ntfs x ext4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!