Fases do Modernismo

Páginas: 16 (3911 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
Fases do Modernismo
Trabalho de Português

Introdução
Realizada a Semana da Arte Moderna e ainda sob os ecos das vaias e gritarias, tem início uma primeira fase modernista, que se estende de 1922 a 1930, caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições. Constitui, portanto, um período rico em manifestos e revistas de vida efêmera: são grupos em busca de definição.
Nessa década, aeconomia mundial caminha para um colapso, que se concretizaria com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. O Brasil vive os últimos anos da chamada República Velha, ou seja, o período de domínio político das oligarquias ligadas aos grandes proprietários rurais. Não por mera coincidência, a partir de 1922, com a revolta militar do Forte de Copacabana, o Brasil passa por um momentorealmente revolucionário, que culminaria com a Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas.
Nelson Werneck Sodré, ao analisar as décadas de 1920 e 30 em História da literatura brasileira, explica:
"Nesse processo verificamos a seriação das manifestações político-militares iniciadas com os disparos dos canhões de Copacabana, em 1922, e encerradas com o internamento da Coluna Prestes na Bolívia.Tais manifestações, inequivocamente de classe média, assinalavam o crescendo na disputa pelo poder. Nele verificamos, ainda, a seriação de manifestações de rebeldia artística a que se convencionou chamar Movimento Modernista, também tipicamente de classe média."
De 1930 a 1945, o movimento modernista vive uma segunda fase, a qual reflete as transformações ao qual passou o país, que inaugura outraetapa de sua vida republicana.
Recebendo como herança todas as conquistas da geração de 1922, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estende de 1930 a 1945.
Período extremamente rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa reflete um conturbado momento histórico: no plano internacional, vive-se a depressão econômica, o avanço do nazi fascismo e a II Guerra Mundial; no planointerno, Getúlio Vargas ascende ao poder e se consolida como ditador, no Estado Novo. Assim, a par das pesquisas estéticas, o universo temático se amplia, incorporando preocupações relativas ao destino dos homens e ao "estar-no-mundo".
Em 1945, ano do fim da guerra, das explosões atômicas, da criação da ONU e, no plano nacional, da derrubada de Getúlio Vargas, abre-se um novo período na histórialiterária do Brasil.
Já a literatura contemporânea começa em 1940 e se extende até os dias de hoje, tendo passado por várias transformações e formas diferentes de pensamento, tendo como principal fator de mudança o contexto histórico, como o fim da ditadura de Vargas, o golpe militar de 1964 e a criação do AI-5.
A literatura entre os anos de 1940 e 1950, continua com os ideais da geraçãoanterior, mas com uma maturidade maior, tem grandes nomes como Clarisse Lispector, João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa, entre outros.


























Tema: Fases do modernismo
Primeira fase: Os Andrades
Características
O período de 1922 a 1930 é o mais radical do movimento modernista, justamente em conseqüência da necessidade de definições e dorompimento com todas as estruturas do passado. Daí o caráter anárquico dessa primeira fase e seu forte sentido destruidor, assim definido por Mário de Andrade:
"(...) se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista. Isto é, o seu sentido verdadeiramente específico. Porque, embora lançando inúmeros processos e ideias novas, o movimento modernista foi essencialmente destruidor. (...)Mas esta destruição não apenas continha todos os germes da atualidade, como era uma convulsão profundíssima da realidade brasileira. O que caracteriza esta realidade que o movimento modernista impôs é, a meu ver, a fusão de três princípios fundamentais: o direito permanente â pesquisa estética; a atualização da inteligência artística brasileira e a estabilização de uma consciência criadora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fases do Modernismo
  • Fases do modernismo
  • Modernismo Fases
  • fase do modernismo
  • 1ª fase do modernismo
  • Modernismo no Brasil 1 fase
  • modernismo brasileiro 1° fase
  • As três fases do modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!