Fases do Desenvolvimento Psicossexual segundo Freud

Páginas: 7 (1680 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014




O Sistema Cardiovascular








Vera Lúcia Pereira da Silva


SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.


Função do sistema cardiovascular

A funçãobásica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células.O sistema circulatório é um sistema fechado,sem comunicação com o exterior, constituído por tubos,que são chamados vasos,e pó uma bomba percussora que tem função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a parte a rede vascular.

transporte de gases:  os pulmões, responsáveis pela obtenção deoxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
transporte de nutrientes: no tubo digestório, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha ascélulas.
transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção é feito pelo sangue.
transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes demodificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado,por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde podeser dissipado.
distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
coagulação sanguínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sanguínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentosem caso de rompimento de um vaso sanguíneo.








Sangue

As células de nosso organismo precisam constantemente de nutrientes para manutenção do seu processo vital, os quais são levados até elas pelo sangue.
Estes elementos nutritivos são constituídos por proteínas, hidratos de carbono e gordura, desdobrados em suas moléculas elementares ( protídeos, lipídeos e glicídios) eainda sais minerais, água e vitaminas.
Cabe também a função de transportar oxigênio para as células, e servir de veículo para que elementos indesejáveis como gás carbônico seja expelido pelos pulmões, e uréia seja eliminada pelos ruins.


O sangue é composto por uma parte líquida chamada plasma, constituído de substâncias nutritivas e elementos residuais das reações celulares.Oplasma também possui uma parte organizada, os elementos figurados, que são glóbulos sanguíneos e plaquetas.
Os glóbulos se dividem em vermelhos e brancos.
Vermelhos: São as hemácias.
Brancos: São os leucócitos.
Hemácias: são mais de cinco por milímetro cúbico.
Leucócitos:são de cinco a nove por milímetro cúbico.
Plaquetas:São fragmentos em número de 100 a 400 mil por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O desenvolvimento intelectual segundo piaget e o desenvolvimento psicossexual segundo freud, com as fases do...
  • O desenvolvimento intelectual segundo piaget e o desenvolvimento psicossexual segundo freud, com as fases do...
  • Fases de desenvolvimento segundo freud
  • Segundo a teoria do desenvolvimento Psicossexual Freud:
  • Etapas do desenvolvimento Psicossexual segundo Freud
  • 4ª fase do desenvolvimento psicossexual (freud)
  • Fases do desenvolvimento infantil segundo freud e piaget
  • Fases psicossexuais de freud

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!